MOB
Braga assina Pacto de Mobilidade Empresarial

Braga assina Pacto de Mobilidade Empresarial

É já no dia 9 de junho a assinatura do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga pelas mais de 30 entidades signatárias. A cerimónia conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e acontece entre as 16h00 e as 17h00, na fábrica da Navarra, em Braga.

É já no dia 9 de junho a assinatura do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga pelas mais de 30 entidades signatárias. A cerimónia conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e acontece entre as 16h00 e as 17h00, na fábrica da Navarra, em Braga.

O PMEB é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga. O Pacto propõe-se a agregar empresas, instituições e o município, com o objetivo de estabelecer um ecossistema capaz de catalisar soluções de descarbonização da mobilidade e que tornem mais inclusiva e tecnológica.

Serão mais de 30 as entidades a assinar este Pacto, nomeadamente: ACCENTURE, AGERE-EM, BOSCH Car Multimedia Portugal, BragaHabit, CACHAPUZ - Weighing & Logistics Systems, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Cávado e Basto, CARCLASSE, CASAIS Engenharia e Construção, CAVAGRI - Cooperativa Agrícola do Alto Cávado, Cruz Vermelha Portuguesa Braga, DPD Portugal, dst, ENERMETER - Sistemas de Medição, ETMA - Empresa Técnica de Metalurgia, F3M, FEHST Componentes, Fundação Bomfim, Global iBD, Grupo Érre, Grupo Três60, INVEST Braga, Jerónimo Martins, LABINA Fundição Injetada, LatinoGroup, NAVARRA - Extrusão de Alumínio, PRIMAVERA BSS, Promecel, RANGEL Logistics Solutions, SC Braga, Táxi Braga, Teatro Circo de Braga, Transportes Urbanos de Braga e Universidade do Minho.

O projeto promove a adoção de ações de mobilidade sustentável ou inclusiva por parte das entidades signatárias do Pacto, de forma a ir ao encontro de quatro objetivos, nomeadamente:

Ambiente, contribuindo para a redução das emissões de CO2eq ao longo de toda a cadeia de valor da empresa;

  • Inclusão, assegurando a disponibilização de soluções de mobilidade acessíveis para todos os colaboradores das empresas aderentes;
  • Bem-estar, promovendo parcerias e projetos que permitam aos colaboradores terem tempos de viagem casa-trabalho mais curtos, com maior conforto e menos despesa;
  • Saúde, contribuindo para o aumento da qualidade do ar e para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Esta iniciativa surge na sequência do primeiro Relatório de Sustentabilidade do concelho, realizado pela Câmara Municipal de Braga, em 2019, segundo o qual foi possível determinar que 65% das emissões são oriundas da mobilidade. Ciente da importância da mobilidade para a descarbonização do concelho, tem apostado no estabelecimento de parcerias e num portefólio de iniciativas que promovem a transição para uma mobilidade urbana sustentável e inteligente.

Por sua vez, o Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, que dinamizou, entre 2019 e 2021, um projeto-piloto – o Pacto de Mobilidade Empresarial de Lisboa - em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), traz agora este Pacto para a cidade de Braga, fruto da ação colaborativa de mobilidade sustentável entre os municípios, as empresas e instituições locais. Este Pacto será também em breve lançado em Glasgow, que acolheu a COP26.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.