INOVA
Acciona aposta no financiamento verde

Acciona aposta no financiamento verde

Acciona e Acciona Energía lançam uma nova estrutura de financiamento verde que visa obter impacto à escala local

A ACCIONA e a ACCIONA Energía desenvolveram uma nova estrutura de financiamento de impacto sustentável, a qual é aplicável, tanto a emissões de dívida, quanto a empréstimos bancários, o que inclui objetivos ambientais e sociais quantitativos. Essas metas vão além das premissas que já se encontram contempladas nos modelos de financiamento sustentável atualmente disponíveis no mercado. A nova fórmula incorpora iniciativas adicionais e indicadores de "impacto positivo" nas comunidades locais onde as empresas operam.

No contexto atual, os mercados exigem maior transparência para a consecução de instrumentos de financiamento sustentáveis. Por isso, o novo quadro da ACCIONA introduz um conjunto de regras mais claras e exigentes que vêm reforçar a sua credibilidade.

Os critérios de elegibilidade dos ativos a financiar assentam em 14 atividades definidas no âmbito da Taxonomia Verde Europeia, sistema de classificação estabelecido pela União Europeia (UE) que determina se uma atividade económica pode ser considerada “sustentável”. Quanto à alocação de ativos para as diversas linhas de financiamento, a mesma será analisada trimestralmente pelo Comité de Finanças Sustentáveis da ACCIONA.

Os indicadores corporativos aplicáveis à ACCIONA e ACCIONA Energía distinguem-se pela redução em 60% das emissões de CO2 de alcance 1 e 2 no período 2017-2030, bem como na manutenção de um investimento anual alinhado em mais de 90% com a taxonomia da UE no caso da ACCIONA, e em mais de 95% quanto à ACCIONA Energía.

Adicionalmente, e numa perspetiva inovadora, acrescentam-se critérios quantitativos de impacto local, que incluirão, entre outros:

·       Horas de formação e certificação para mulheres, grupos vulneráveis e minorias sub-representadas.

·       Famílias em áreas rurais que recebem serviços de eletricidade acessíveis, limpos e de alta qualidade.

·       Reflorestamento que tenha um impacto ambiental positivo.

·       Planos de descarbonização para pequenas e médias empresas.

·       Aquisição de aço, cimento, betão e maquinaria com baixo teor de carbono ou emissão zero, a fornecedores locais.

·       Planos de descarbonização de parques locais próximos de parques eólicos.

 

Este quadro vai ao encontro das principais práticas de financiamento sustentável, como os Princípios de Títulos Verdes (GBP), da Associação Internacional de Mercados de Capitais (ICMA), e os Princípios de Empréstimos Verdes (GLP), administrados pela Associação do Mercado de Empréstimos (LMA), e está alinhado com o esboço do Padrão de Títulos Verdes da União Europeia (EU-GBS). A DNV, entidade de certificação independente, avaliou esta nova estrutura e emitiu um parecer independente e favorável sobre a conformidade da nova estrutura com base nestes padrões.

A ACCIONA e a ACCIONA Energía, por via de um Relatório de Finanças Sustentáveis, comunicarão anualmente como se encontra a emissão de ferramentas de financiamento verde vinculadas à sustentabilidade, bem como a alocação para estes instrumentos de ativos alinhados à taxonomia, os impactos associados e o compliance com os indicadores de impacto local estabelecidos pelo Grupo.

A ACCIONA e a ACCIONA Energía publicaram o Relatório de Finanças Sustentáveis 2022 com um novo formato e conteúdo, com o objetivo de facilitar a compreensão dos investidores sobre o impacto das suas atividades de financiamento, através de um documento transparente, detalhado e controlado.

Até ao final de 2022, ambas as empresas conseguiram canalizar € 4,05 mil milhões da sua dívida corporativa para instrumentos de financiamento sustentáveis, o que representa 60% da sua dívida corporativa total de € 6,79 mil milhões.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.