INOVA
Aliar a inteligência artificial a dados de vídeo marca o futuro dos negócios

Aliar a inteligência artificial a dados de vídeo marca o futuro dos negócios

Uma arquitetura abrangente de IA pode ter uma força transformadora para inovar e obter melhores resultados de negócio

A utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) nas empresas é, agora, um processo cada vez mais complexo, que não envolve apenas a recolha de dados para otimizar várias tarefas nos computadores. A incorporação de uma arquitetura de IA abrangente poderá ter uma força transformadora crucial para inovar e prosseguir na jornada de transformação digital, explica Umesh Sachdev, Chief Executive Officer da Uniphore, empresa de IA, no site do Fórum Económico Mundial. Mais, afirma que, para libertar o verdadeiro valor da IA, enriquecer a experiência do cliente e melhorar as conversas, as organizações devem considerar que a tecnologia pode ser integrada nos sistemas de negócio existentes para construir uma arquitetura de IA do futuro.

Com a situação pandémica, houve uma maior adoção de estratégias digitais, incluindo a utilização de IA e automação, através de uma série de aplicações, numa tentativa de garantir a continuidade do negócio, proporcionar melhores resultados e proporcionar experiências de qualidade sem contacto direto.

Segundo o CEO da Uniphore, a próxima fase para as empresas é construir uma arquitetura de IA em várias camadas que integre o conhecimento da indústria com tecnologias sofisticadas como NLP, RPA, ML e advanced analytics. Quando implementada através de uma infraestrutura baseada na cloud, pode ter um impacto positivo em várias funções empresariais, incluindo vendas e marketing, atendimento ao cliente, operações, finanças ou recursos humanos, refere. 

Mas, para desenvolver a IA e aumentar o seu potencial, "compreender a emoção e interpretar video data é o próximo passo para uma IA mais inteligente", acredita Umesh Sachdev, pelo que "o verdadeiro futuro da IA será integrar a fala e expressões faciais para compreender todo o contexto das conversas humanas". O CEO prevê que, nesse contexto, as empresas vão assistir a uma redução global dos custos operacionais, um aumento das receitas e uma melhoria da eficiência com a utilização de IA em todo o negócio.

A combinação de IA e vídeo tem, conta Umesh Sachdev, um enorme potencial para resultar em novas ondas de transformação, proporcionando conversas automatizadas, inteligentes e valiosas com clientes que deverão impulsionar melhores resultados de negócio. Nesse sentido, as empresas serão capazes de analisar e entender melhor as expressões faciais, emoções e níveis de envolvimento das pessoas durante as reuniões e quando os clientes interagem com as marcas usando a tecnologia de vídeo. Através dos conhecimentos extraídos dos dados, as empresas podem tomar decisões mais bem informadas para melhorar as operações comerciais, completa o CEO da Uniphore.

Na era digital, ser capaz de “detetar e agir”, afirma Umesh Sachdev em todos os elementos conversacionais está “a tornar-se extremamente importante” e para as empresas que procuram uma vantagem competitiva, “ter uma forte arquitetura de IA que integre todas as funções de um negócio será um diferenciador estratégico que pode ajudar a inovar e remodelar indústrias inteiras” – a “IA continuará a desempenhar um papel fundamental no futuro da experiência do cliente”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.