INOVA
Aposta em Digital Twins em “claro crescimento” nos vários setores

Aposta em Digital Twins em “claro crescimento” nos vários setores

Cerca de 60% das organizações em todo o mundo estão a apostar em tecnologia Digital Twins para alcançar de forma eficaz as metas de sustentabilidade

Cerca de 60% das organizações dos principais setores de atividade em todo o mundo estão a apostar em tecnologia Digital Twins – que simula o mundo físico – como forma de melhorarem o seu desempenho operacional e de alcançarem mais fácil e eficazmente as suas metas de sustentabilidade, indicam os dados de um novo estudo do Capgemini Research Institute.

Os dados revelam, também, que a implementação de Digital Twins deverá aumentar em média 36% nos próximos cinco anos, o que, segundo a Capgemini, revela um “claro crescimento” na apetência pela tecnologia em vários setores de atividade, nomeadamente no automóvel, no aeroespacial, no das ciências da vida, da energia e utilities. 

O movimento está a ser impulsionado pelas empresas que procuram avançar nas suas jornadas de transformação digital adicionando inteligência ao longo de toda a cadeia de valor das suas operações. Das empresas inquiridas, 79% está a fazer o investimento pela possibilidade de redução dos custos e pelo avanço tecnológico (77%) que oferece.

Além disso, 57% das empresas concordam que a tecnologia é fundamental para melhorar os seus esforços na área da sustentabilidade, traduzindo o crescente empenho das empresas em cumprirem as suas promessas de ESG. Adicionalmente, proporciona formas flexíveis de trabalhar mitigando riscos e ampliando a colaboração, oferecendo assim uma oportunidade única de aumentar a rentabilidade e otimizar a utilização dos recursos ao longo de toda a cadeia de valor das empresas e dos seus negócios. Mais de um terço (34%) das organizações inquiridas reportaram ter já implementado Digital Twins em larga escala para compreenderem e preverem o seu consumo de energia e as emissões poluentes. 

Os setores dos produtos de consumo e da energia e utilities lideram os casos de utilização da tecnologia, com 52% e 50%, respetivamente, a utilizarem as réplicas virtuais para favorecerem a sustentabilidade das suas operações. Globalmente, as empresas que já começaram a implementar a tecnologia digital twins obtiveram uma melhoria de cerca de 16% nas suas métricas de sustentabilidade.

Roshan Gya, Global Head of Intelligent Industry da Capgemini, afirma que, “ao colmatar a lacuna entre os mundos físico e digital, a tecnologia Digital Twins ajuda as organizações a desbloquearem valor, a promoverem sinergias entre os dados, as tecnologias e os processos empresariais. Esta tecnologia está no centro da transformação da Indústria Inteligente. A tecnologia Digital Twins oferece uma oportunidade única para as organizações que procuram acelerar o seu caminho rumo a operações inteligentes, e contribuem para aumentar a rentabilidade e impulsionam um futuro mais sustentável”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.