INOVA
Comissão Europeia aprova apoio de 8 mil milhões de euros a projetos tecnológicos

Comissão Europeia aprova apoio de 8 mil milhões de euros a projetos tecnológicos

Prevê-se, ainda, que esse financiamento público desbloqueie mais 13,7 mil milhões de euros em investimentos privados

A Comissão Europeia (CE) aprovou um apoio financeiro à investigação e desenvolvimento de projetos tecnológicos, inclusive na ajuda à produção de semicondutores, na ordem dos 8,1 mil milhões de eurosA CE “aprovou, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, um Important Project of Common European Interest para apoiar a investigação, a inovação e a primeira implementação industrial de tecnologias de microeletrónica e comunicação em toda a cadeia de valor”, disseram. 

A Comissão aprovou um projeto de microeletrónica e tecnologias de comunicação de ponta”, disse a vice-presidente da CE , Margrethe Vestager, na conferência de imprensa. “Trata-se de um Important Project of Common European Interest aprovado ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais. Nós chamamos-lhes IPCEI”.

A decisão surge de um crescente esforço da União Europeia para incentivar o desenvolvimento do setor das TIC no ecossistema europeu, tendo em vista obter mais autossuficiência e menor dependência da Ásia e dos EUA. É de notar que, em novembro de 2022, os países da UE concordaram em avançar com o Chips Act para financiar a produção de chips, com um total de 43 mil milhões de euros, e em abril a CE e o Parlamento Europeu concordaram com os termos da medida.

Como anunciado pela CE, 14 países-membros poderiam fornecer a ajuda a 68 projetos envolvendo empresas como a Airbus, ASML e a Ericsson. Margrethe Vestager disse que a “Áustria, República Tcheca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Holanda, Polônia, Roménia, Eslováquia e Espanha, vão fornecer até 8,1 mil milhões de euros em financiamento público. Isso deve desbloquear mais 13,7 bilhões de euros de investimentos privados”, afirmou Vestager.

Os projetos envolvem um total de 56 empresas e abrangem áreas como investigação e desenvolvimento de materiais e ferramentas, bem como design de chips e processos de fabrico, e visam comunicações 5G e 6G, condução autónoma, inteligência artificial e computação quântica. A CE disse que os “primeiros novos produtos podem ser introduzidos no mercado já em 2025 e a conclusão do projeto global está prevista para 2032”. São esperados cerca de 8.700 empregos diretos e mais indiretos, segundo o organismo.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.