INOVA
Comissão Europeia investe 11.8 milhões em iniciativa de inovação

Comissão Europeia investe 11.8 milhões em iniciativa de inovação

A Better Factory, iniciativa da Comissão Europeia para apoiar indústrias de pequena e média dimensão a inovar e diversificar o seu portefólio de produtos e serviços, tem 1,8 milhões de euros para premiar nove projetos inovadores

A Better Factory, iniciativa da Comissão Europeia para apoiar indústrias de pequena e média dimensão a inovar e diversificar o seu portefólio de produtos e serviços, tem 1,8 milhões de euros para premiar nove projetos inovadores.

A Better Factory é uma iniciativa da Comissão Europeia financiada pelo programa Horizonte 2020, no âmbito das iniciativas S+T+ARTS (Science+Technology+Arts) e I4MS (ICT Innovation for Manufacturing SMEs). A iniciativa junta agentes-chave do panorama europeu da Tecnologia, Artes e Inovação em torno de um ecossistema integrado de Inovação, disponibilizando uma solução estandardizada para empresas fabricantes de pequena e media dimensão inventarem e produzirem novos produtos personalizados e desenvolverem serviços.

A Better Factory promove Projetos de Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer Experiments) com o objetivo de liderar a diversificação do portefólio de produtos das empresas fabricantes com o propósito de aperfeiçoar os seus modelos de negócio com produtos customizados e individualizados e uma oferta de novos serviços conexos.

Em cada um destes projetos, um artista apoia uma PME no desenvolvimento de produtos novos e personalizados, enquanto uma empresa fornecedora de tecnologia gere a instalação de APPS e serviços adicionais desenvolvidos.

No prazo para as candidaturas individuais e de expressão de interesse que termina a 25 de junho, a iniciativa pretende identificar empresas fabricantes, artistas e fornecedores de tecnologia para conjugar em consórcios para os nove Projetos de Transferência de Conhecimento.

As candidaturas apresentadas até 25 de junho beneficiam do apoio do consórcio Better Factory na formação de parcerias e consórcios entre Artistas, Empresas fabricantes e Empresas fornecedoras de tecnologia.   

A 1 de setembro será aberto o portal para submissão de propostas para os Projetos de Transferência de Conhecimento, promovidos pelos consórcios formados nesta 1ª etapa ou outros que vejam a surgir, tendo como data-limite o dia 15 de novembro para submissão das candidaturas.    

Os nove projetos selecionados, com base de relatórios técnicos e comerciais juntamente com o programa de experiência de 16 meses terão reconhecimento financeiro no valor de 200 mil euros.

“Desde 2016 que a INOVA+ está envolvida na iniciativa S+T+ARTS da Comissão Europeia, sendo a entidade responsável, entre outros contributos, pelo alargamento, fortalecimento e dinamização da comunidade STARTS Ecosystem, projetando cada vez mais a notoriedade e alcance da iniciativa à escala europeia”,

“As PME europeias enfrentam o desafio de customizar e individualizar os seus produtos e os artistas podem ajudar a reinventar e redesenhar esses produtos. O processo de transformação de uma fábrica convencional numa unidade de produção lean-agile requer uma reconfiguração em tempo real para que possam vir a operar como um sistema ciber-físico incorporando a diversas tecnologias avançadas convergentes. Como parte do consórcio Better Factory, a INOVA+ apoia desde 2020 a projetar o alcance a nível europeu desta iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento do tecido empresarial assente na inovação e cruzamento entre Ciência, Tecnologia e Artes”, afirma Ana Solange Leal, Head of Unit “Research and Innovation” da INOVA+.

Com a coordenação da finlandesa VTT, a Better Factory é promovida pelo consórcio que integra a consultora de inovação portuguesa INOVA+ entre 28 parceiros de 18 países europeus.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.