INOVA
Digitalização do comércio beneficia o impacto ecológico

Digitalização do comércio beneficia o impacto ecológico

No seu primeiro Relatório Ambiental, Social e de Governação Corporativa, a Jaggaer, especialista em Comércio Autónomo, enfatiza que a transformação digital das operações de compras reduz o impacto ambiental e reduz as tarefas burocráticas e não prejudiciais ao ambiente

A JAGGAER, especialista em Comércio Autónomo, enfatiza que a transformação digital das operações de compras reduz o impacto ambiental e reduz as tarefas burocráticas e não prejudiciais ao ambiente. Adicionalmente, melhora a visibilidade dos gastos e evita perturbações na cadeia de abastecimento, beneficiando os seus clientes e fornecedores, bem como a própria empresa.

No seu primeiro Relatório Ambiental, Social e de Governação Corporativa (ESG, sigla em inglês), a JAGGAER faz um balanço da sua atividade como empresa responsável, assegurando a gestão adequada dos recursos naturais. Para além disso, descreve as ações tomadas no ano passado e anuncia objetivos para o avanço das melhores práticas dentro da própria organização.

Desde a sua aquisição pela Cinven em 2019, a JAGGAER reavaliou a sua missão, visão e valores para cumprir com os seus princípios corporativos. Segundo Jim Bureau, CEO da JAGGAER, "Os nossos clientes estiveram sempre no centro do nosso trabalho, mas a forma como o mundo define o sucesso mudou rapidamente nos últimos anos. Hoje, o nosso impacto é medido no ambiente, na sociedade e na forma como nos preocupamos com todos e com tudo o que tocamos: clientes, empregados, parceiros, investidores e a comunidade em geral".

Em 2021, a revista Supply & Demand Chain Executive premiou a JAGGAER com o Prémio Green Supply Chain por apoiar os seus clientes nos capítulos seguintes:

Meio Ambiente: A transformação digital e a integração de todas as funções de compra reduzem a burocracia e o esforço, permitindo às empresas comprar os bens e serviços de que necessitam de forma mais eficiente e com menor impacto ambiental. Este processo está a acelerar com a visão da JAGGAER de comércio autónomo.

Social: O JAGGAER fomenta relações estreitas entre compradores e vendedores, uma vez que uma maior visibilidade das cadeias de abastecimento previne ou atenua perturbações e elimina práticas comerciais pouco éticas.

Governação: Ao integrar os dados operacionais e analíticos dos processos de compras, as organizações ganham maior visibilidade das despesas e, por conseguinte, maior transparência para os seus controladores financeiros e auditores internos e externos.

 

A JAGGAER estabeleceu parcerias estratégicas com empresas como a EcoVadis, TealBook e Riskmethods, "todas elas com experiência em áreas específicas de ESG que trazem valor adicional às ofertas dos nossos clientes", explica Bureau.

Progresso e Plano de Acção 2022

O relatório descreve os progressos do JAGGAER no capítulo social e ambiental e um Plano de Ação para 2022. Michele Hamill, Diretora de Recursos Humanos da JAGGAER, será responsável pela entrega do projeto e já foi nomeado um Diretor Global de ESG para liderar a implementação: "No ano passado criámos ambientes de trabalho que equilibram a redução das emissões de carbono e a satisfação das necessidades dos nossos funcionários. Este ano estabeleceremos padrões de referência para monitorizar os nossos progressos em matéria de saúde, segurança e questões ambientais.

No seu Plano de Ação, a JAGGAER também se compromete a realizar uma avaliação mais extensiva para um maior desenvolvimento da estratégia do ESG da empresa.

Um dos destaques em 2021 foi o projeto Human Equity, destinado a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, seguido de um plano para aumentar a percentagem de diversidade nas novas contratações este ano.

Na área da governação, a Universidade JAGGAER introduziu um extenso programa de cursos e formação sobre ética empresarial, preconceitos sociais e direitos humanos, que será ainda mais alargado este ano.

A empresa também dará prioridade a questões como diversidade e sustentabilidade no seu próprio recrutamento e aquisições, por exemplo, introduzindo perguntas ad hoc nas propostas.

"Fizemos progressos significativos numa vasta gama de questões de ESG, através de uma forte colaboração interfuncional e alavancando os pontos fortes da empresa como fornecedor de tecnologia líder. Por exemplo, adotámos uma política de 'Cloud First' e virtualização para reduzir as necessidades de consumo de energia, reforçámos protocolos rigorosos de privacidade de dados e segurança da informação", afirmou o conselheiro geral da JAGGAER, Kevin Smith.

"Como indivíduos, como empresa e como parte da comunidade de compras, podemos ter um impacto positivo no ambiente, na sociedade e nas práticas empresariais éticas", conclui Bureau.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.