INOVA
Empresas aumentam gastos no mercado de inteligência artificial em 2022

Empresas aumentam gastos no mercado de inteligência artificial em 2022

Os especialistas da IDC preveem que os gastos mundiais para o mercado de Inteligência Artificial deverão crescer 19,6% em 2022, para 432,8 mil milhões de dólares

Os gastos mundiais para o mercado de Inteligência Artificial (IA), incluindo as categorias Software, Hardware e Serviços, deverão crescer 19,6% em 2022, para 432,8 mil milhões de dólares. Os dados são do mais recente Worldwide Artificial Intelligence Tracker da IDC, que, indica que o mercado deverá chegar à marca dos 500 mil milhões de dólares em 2023.

"A IA surgiu como a próxima grande onda de inovação. Atualmente, as soluções de IA estão focadas em problemas dos processos de negócio e vão desde human augmentation até à melhoria de processos e ao planeamento e previsão, potenciando decisões e resultados superiores. Os avanços nas tecnologias de linguagem, voz e visão e soluções de IA multimodais estão a revolucionar a eficiência humana", disse Ritu Jyoti, group vice-president, Worldwide Artificial Intelligence e Automation Research da IDC. Mais, acrescenta que, “no geral, a IA mais o engenho humano é o diferenciador para as empresas escalarem e prosperarem na era da transformação digital comprimida".

Das três categorias de tecnologia, o Software de IA vai assistir a uma ligeira diminuição na quota de gastos em 2022, à medida que os gastos com Hardware e Serviços de IA crescerem mais rapidamente – a tendência deverá continuar em 2023, indica a IDC. De forma geral, os Serviços de IA deverão obter o crescimento de gastos mais rápido nos próximos cinco anos, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 22%, enquanto o CAGR para Hardware será de 20,5%. 

Na categoria de Software de IA, as Aplicações de IA representaram 47% dos gastos no primeiro semestre de 2021, seguindo-se o AI System Infastructure Software com cerca de 35% de quota. Em termos de crescimento, espera-se que as Plataformas de IA sejam as melhores, com um CAGR de cinco anos de 34,6%, e que o segmento de crescimento mais lento seja o AI System Infastructure Software, com um CAGR de cinco anos de 14,1%.

Dentro do segmento de Aplicações de IA, prevê-se que o AI ERM cresça mais rapidamente ao longo dos próximos anos em relação à AI CRM e ao resto das aplicações de IA. Entre todos os mercados de software, prevê-se que a AI Lifecycle Software veja o crescimento mais rápido, com um CAGR de cinco anos de 38,9%.

Na categoria de Serviços de IA, os serviços de IT da IA registaram um crescimento de 20,4% face ao ano anterior no primeiro semestre de 2021, com os gastos a nível mundial a atingirem os 18,4 mil milhões de dólares. Este crescimento deverá melhorar para 22% em 2022 até ao final do período previsto. Os Serviços Empresariais de IA não ficaram para trás em termos de crescimento, com um CAGR de 21,9% de cinco anos. Até 2025, a IDC espera que os gastos globais dos Serviços de IA atinjam os 52,6 mil milhões de dólares.

"A IA continua a ser um motor-chave do investimento em IT, o que, por sua vez, aumenta os gastos em serviços relacionados para garantir uma adoção sustentável escalável", disse Jennifer Hamel, research manager de Analytics e Intelligent Automation Services. "A procura de competências especializadas no desenvolvimento e produção de soluções de IA impulsiona a expansão dos serviços de IT, enquanto a necessidade de estabelecer a organização certa, governance, processos de negócios e estratégias de talento adequadas potencia os gastos em serviços de negócio", completa.

Relativamente ao Software e Serviços, a categoria de Hardware de IA foi a que mais cresceu em termos de quota de mercado no primeiro semestre de 2021, com um salto de 0,5%. Prevê-se que atinja 5% da quota de mercado em 2022, com um crescimento homólogo de 24,9%. O Armazenamento de IA registou um crescimento mais forte em relação ao Servidor de IA durante o primeiro semestre de 2021. No entanto, esta tendência será invertida em 2022, prevendo-se um crescimento de 26,1% em comparação com o crescimento de 19,7% para o Armazenamento de IA. Em termos de gastos, a categoria de Servidor de IA detém mais de 80%.

"De todos os gastos nos vários segmentos de mercado de IA, o Hardware de IA é de longe o menor", disse Peter Rutten, research vice-president, Performance Intensive Computing da IDC. "O que isto deve dizer às organizações é que o hardware construído para a IA é absolutamente contraproducente, especialmente dada a procura de computação em rápido crescimento do aumento do tamanho e complexidade dos modelos de IA", conclui.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.