INOVA
Indra premiada por nova iniciativa de sustentabilidade

Indra premiada por nova iniciativa de sustentabilidade

No seguimento da conclusão da sua iniciativa Carbon Disclosure Project (CDP), a Indra acaba de receber reconhecimento no ranking Dow Jones Sustainability Index pela sua estratégia ambiental e pelo seu caminho para a descarbonização

Recentemente reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo no setor tecnológico pelo Dow Jones Sustainability Index, a Indra acaba de receber reconhecimento pela sua estratégia ambiental e pelo seu caminho para a descarbonização, depois de ter sido incluída pelo Carbon Disclosure Project (CDP) entre as empresas líderes na luta contra as alterações climáticas.

A empresa melhorou a sua pontuação neste prestigiado índice independente para A-, muito acima da média do setor tecnológico (C), que é um reconhecimento da sua estratégia ambiental, que integra plenamente na gestão da empresa os riscos e oportunidades relacionados com as alterações climáticas.

A Indra alcançou a melhor classificação possível no CDP para a governação climática, graças também, entre outras coisas, à existência de um Comité de Sustentabilidade no seu Conselho de Administração e à existência de incentivos relacionados com os objetivos climáticos para a gestão de topo.

A Indra também alcançou a melhor pontuação no cálculo das suas emissões, devido à sua transparência e rigor, apesar da complexidade implícita a uma empresa com mais de 50.000 profissionais, com operações em mais de 140 países e quase 7.000 fornecedores em todo o mundo. A Indra possui também a certificação ISO 14064 da sua pegada de carbono, o que constitui uma garantia adicional.

O facto de os ambiciosos objetivos de redução de emissões da Indra para ser neutra em carbono até 2050 serem baseados na ciência (SBT) e terem sido aprovados pela iniciativa Science Based Target (SBTi) foi muito valorizado pelo CDP, concedendo também à Indra a melhor classificação neste aspeto. 

"Estamos muito satisfeitos por termos atingido o nível de liderança no ranking do CDP com a nossa divulgação climática de 2021. A luta contra as alterações climáticas faz parte dos objetivos-chave do nosso Plano Diretor de Sustentabilidade 2020-2023 que, entre outros objetivos, procura reduzir as nossas emissões, mas também impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para combater as alterações climáticas. Pretendemos que a Indra seja um dos protagonistas na transição para uma economia de baixo carbono", refere Manuel Ausaverri, Diretor de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Indra.

 

O compromisso com a redução de emissões

A Indra é uma das seis empresas Ibex-35 que se comprometeram a ser neutras em carbono com metas formalmente aprovadas pelo SBTi, uma iniciativa promovida pelo Pacto Global das Nações Unidas, o CDP, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF), por forma a limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 graus.

Os objetivos da Indra aprovados pela SBTi passam por reduzir as suas emissões de consumo de energia em 50% até 2030, atingir emissões zero até 2040 e estender a descarbonização a toda a sua cadeia de fornecimento de modo a ser neutra em carbono até 2050.

Neste percurso, a empresa anunciou recentemente que, em apenas nove meses, conseguiu reduzir o consumo de energia em 15% e dos resíduos não perigosos gerados nas suas principais fábricas em Madrid, os maiores centros de produção da Indra, que geram mais resíduos e consomem mais energia, em 20%. Em Portugal e com base nos dados de 2021, a empresa conseguiu uma redução na casa dos 30% dos resíduos não perigosos indiferenciados

A Indra trabalha já há algum tempo para reduzir as suas emissões. Este ano a empresa foi incluída na lista das 300 empresas europeias que mais reduziram as emissões de gases com efeito de estufa entre 2014 e 2019, realizada pelo Financial Times e pela empresa de investigação Statista, na qual a Indra foi classificada como a primeira empresa tecnológica espanhola e a terceira europeia em redução de emissões.

 

Tecnológica número 1 em sustentabilidade a nível mundial

Ser uma das empresas líderes no CDP reafirma a liderança da Indra em sustentabilidade e é mais um reconhecimento da sua estratégia ambiental, social e de governação (ESG).

"Os nossos esforços para melhorar não só no campo ambiental, mas em todas as dimensões da sustentabilidade, levaram-nos a ser eleitos como a empresa líder mundial no nosso setor pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, o que nos deixa particularmente orgulhosos", afirma Ausaverri.

O Plano Diretor de Sustentabilidade 2020-2023 da Indra é a base para a gestão da sustentabilidade da empresa e visa reforçar o modelo de governação responsável da Indra, impulsionar a sua tecnologia com impacto no desenvolvimento sustentável e contribuir ativamente para o combate às alterações climáticas. As iniciativas climáticas do Plano Diretor de Sustentabilidade visam fundamentalmente cumprir os exigentes objetivos do SBT e desenvolver uma oferta específica de sustentabilidade que inclua novas soluções e serviços que contribuam para mitigar as alterações climáticas, entre outros desafios.

A tecnologia da Indra desempenha um papel fundamental na ação climática global e na transição energética. Tecnologias que mitigam os efeitos das alterações climáticas desde o espaço ou que avançam para transportes e infraestruturas mais amigas do ambiente; soluções para a gestão inteligente, eficiente e ecológica da energia, das cidades e da sua mobilidade; ou aquelas que, através da transformação digital, facilitam uma melhor utilização dos recursos fazem parte do portfólio de soluções que a Indra coloca ao serviço do planeta. A tecnologia da Indra ajuda a que governos e empresas sejam mais sustentáveis.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.