INOVA
Novo processo de certificação de produtos sustentáveis do setor da economia azul

Novo processo de certificação de produtos sustentáveis do setor da economia azul

O projeto Smart Blue Chain, desenvolvido pela Zenithwings, ao abrigo do programa Europeu de financiamento EEA Grants, pretende criar um sistema de certificação online e offline de produtos sustentáveis do mar e aquacultura.

Neste projeto, o objetivo principal é o desenvolvimento de um processo de certificação inovador, através da criação de um mercado aberto e descentralizado de Certificação Transparente e Compreensível de Produtos Sustentáveis, direcionado ao setor da economia azul. Através da atribuição de crachás que classificam o processo de produção em várias dimensões do produto, de acordo com o nível de informações recolhidas, tanto pelo produtor, como por outras partes interessadas, nomeadamente o consumidor.

Através deste projeto, surgem benefícios para a comunidade, composta por  públicos-alvo específicos que se focam, principalmente, em quatro grupos: consumidores, certificadores, distribuidores/produtores e marcas/retalho.

Comum a todos os públicos-alvo é o acesso a um marketplace centralizado, onde é possível transacionar evidências sobre a sustentabilidade dos produtos e operações.  Este marketplace permitirá aos consumidores ter acesso ao histórico de produtos - desde a produção até ao consumidor final -  mas também que estes avaliem os produtos e contribuam para a certificação dos mesmos.

Por sua vez, os distribuidores e produtores poderão ter os seus produtos certificados de forma independente por entidades certificadoras, mas também pelos seus consumidores, tendo a hipótese de analisar dados referentes às preferências destes últimos.

Assim, através deste projeto, a Zenithwings vai facilitar o processo de certificação dos produtos, mas também garantir a qualidade dos produtos certificados, permitindo aos consumidores tomar decisões informadas em relação às suas escolhas.  

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.