INOVA
Projeto Inova+ premeia inovação nas empresas portuguesas

Projeto Inova+ premeia inovação nas empresas portuguesas

Prémio INOVA+ destina-se a projetos inovadores nas categorias de Inteligência Artificial, Sustentabilidade dos Recursos Naturais e dos Ecossistemas e Soluções Digitais para cidades Resilientes, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República

A INOVA+, Consultora de Inovação, assinala os seus 25 anos com o lançamento de um prémio nacional para distinguir projetos inovadores em contextos científico e empresarial, que apresentem potencial de escala internacional.

Com 30 mil euros atribuídos em seis áreas, o Prémio INOVA+ vai distinguir ideias, soluções e tecnologias de excelência científica, bem como projetos de excelência empresarial, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da Inteligência Artificial, Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e Soluções digitais para cidades resilientes.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, o Prémio INOVA+ é organizado pela consultora e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a AIP - Associação Industrial Portuguesa. O júri reúne representantes do mundo académico e empresarial, sendo constituído por Eurico Neves, Chairman da INOVA+, Goreti Sales, Professora Associada da FCTUC, Lillian Barros, Investigadora no CIMO-IPB, Fernando Lobo Pereira, Professor Catedrático da FEUP e Verónica Orvalho, Fundadora e CEO da DIDIMO.

O prémio contempla as categorias de Excelência Científica e de Excelência Empresarial. À Excelência Científica em cada uma das áreas podem candidatar-se os bolseiros de pós-doutoramento, doutorados, doutorandos e investigadores, a título individual ou em representação de uma equipa. Já à Excelência Empresarial de cada área podem candidatar-se empresas portuguesas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica com atividades de I&D e inovação.

O Prémio INOVA+ de Excelência Científica vai distinguir em três áreas os melhores projetos (ideias, soluções, tecnologias) com aplicação e impacto na indústria, capazes de alavancar o posicionamento e a participação nacional no Programa-Quadro Europeu em vigor – o Horizonte Europa.

O Prémio INOVA+ de Excelência Empresarial vai distinguir em três áreas os melhores projetos empresariais de I&D e Inovação, em desenvolvimento, ou já desenvolvidos, com potencial para scale-up internacional e direcionamento a tópicos do Horizonte Europa.

As candidaturas estão abertas a partir de hoje, dia 30 de março, e decorrem até 30 de junho de 2022, sendo posteriormente avaliadas pelo júri.

O Prémio INOVA+ vai ainda atribuir uma distinção especial do júri a uma personalidade do meio científico e a outra do mundo empresarial, que visa reconhecer o desempenho nas áreas de I&D e inovação e que se tenham destacado na participação em projetos internacionais, nas categorias Científica e Empresarial.

“A inovação é crucial para o desenvolvimento do País, pelo que ao longo dos últimos 25 anos temos colocado a nossa expertise e conhecimento ao serviço de instituições públicas e privadas. Neste percurso acompanhou-nos a certeza de que a inovação não é um talento, mas antes uma competência e a chave para o crescimento das organizações e dos países. É por isso, para incentivar a excelência na Inovação, que lançamos o Prémio INOVA+, aberto à comunidade científica e empresarial. Pretendemos incentivar um ecossistema de inovação aberto e multipolar, promovendo a cooperação, as parcerias e experiência internacionais e uma visão tecnológica. Mas pretendemos também trazer projetos para o dia-a-dia das pessoas e das empresas, ajudando no acesso a fontes de financiamento, nomeadamente a fundos europeus nacionais e transnacionais”, afirma Eurico Neves, Chairman da INOVA+.

“A Agência Nacional de Inovação tem como missão catalisar e potenciar a inovação em Portugal, particularmente a inovação colaborativa, que reúne academia e empresas. Como tal, valorizamos iniciativas que distingam e premeiem a excelência da inovação de base científica e tecnológica nos contextos científico e empresarial. Acreditamos que o Prémio INOVA + irá revelar e apoiar projetos com potencial de disrupção e valor económico, que permitam reforçar a competitividade nacional nos mercados globais”, João Mendes Borga, Administrador da ANI.

“As universidades são, no nosso país, fator essencial de produção de conhecimento científico e, cada vez mais, encontram-se fortemente envolvidas no desenvolvimento das parcerias com entidades do sistema empresarial, orientando a sua ação para a transferência de conhecimento científico e tecnológico. Temos, além disso, muito boas experiências em Portugal de projetos em copromoção, envolvendo universidades e empresas, que estão na raiz da modernização, em múltiplas dimensões, da sociedade e da economia portuguesas.

O CRUP saúda o Prémio INOVA+, o qual, ao distinguir a excelência científica e empresarial, se afirma como um importante contributo na geração de inovação, que tão importante é para se assegurar um futuro melhor para Portugal”, Rui Vieira de Castro Reitor da U. Minho

“Os Politécnicos Portugueses, individualmente e através do Conselho coordenador dos Institutos Superiores Portugueses, têm no seu ADN a inovação, quer seja no processo de ensino- aprendizagem, quer seja na cooperação científica e tecnológica com o tecido empresarial e organizacional. É nosso entendimento que a promoção da inovação se fortalece se desenvolvermos todos o ecossistema territorial e envolvendo todos os atores relevantes. Este fortalecimento faz-se com pessoas qualificadas, com processos ágeis e assentes na co-criação, mas sempre alicerçados no conhecimento. É por estas razões e com estes objetivos que o CCISP se associa ao prémio INOVA+”, Pedro Dominguinhos, Presidente do CCISP.

“O Prémio INOVA+ constitui um reconhecimento da capacidade e competência de diversos stakeholders que integram o ecossistema de inovação em Portugal.

Por um lado, esta visão holística em que as empresas são igualmente valorizadas, e por outro, as áreas de concurso – a Inteligência Artificial com impacto na produtividade e eficiência industrial, as Cidades enquanto espaços de qualidade para viver e trabalhar e a Sustentabilidade do Planeta através da economia circular, levaram a AIP a aderir de forma entusiástica enquanto parceiro institucional. Mas mais relevante para a adesão da AIP enquanto parceiro é o facto de podermos fazer chegar às PME a oportunidade de poderem vir a beneficiar da notoriedade que o Prémio proporciona aos seus aderentes.” Norma Rodrigues, Diretora-Geral da AIP.

O Prémio INOVA+ de Excelência Científica vai atribuir três prémios pecuniários no valor de 5.000 euros para o melhor conceito de projeto nas áreas Inteligência Artificial para a Indústria - Tecnologia centrada no ser humano, Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e Soluções digitais para cidades resilientes.

Já o Prémio INOVA+ de Excelência Empresarial vai atribuir três prémios no valor de 5.000 euros em serviços de Consultoria em processo de candidatura europeia para o melhor conceito de projeto nas mesmas áreas.

Na área Inteligência Artificial para a Indústria - Tecnologia centrada no ser humano, serão avaliadas as soluções tecnológicas de IA centradas no ser humano, considerando o valor da operação e interação humana, e que visem promover a otimização e eficácia entre máquinas e humanos, ao mesmo tempo que melhoram processos e a eficiência da indústria.

Na área Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas será avaliado o mérito das soluções promotoras de uma exploração eficiente e inteligente dos recursos naturais existentes, nomeadamente, ar, água, solo e biodiversidade e de novas tecnologias e técnicas que promovam uma utilização mais eficiente e a circularidade dos recursos.

Na área Soluções digitais para cidades resilientes serão avaliadas novas soluções para tornar as cidades mais resilientes e promover a transformação digital em vários domínios como é o caso de soluções de mobilidade, de gestão de resíduos, de energia, e de habitação, que criem possíveis caminhos para alcançar uma melhor qualidade de vida das populações.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.