INOVA
Projetos portugueses recebem mais de 27 milhões em financiamento europeu

Projetos portugueses recebem mais de 27 milhões em financiamento europeu

Comissão Europeia atribuiu 27,7 milhões de euros a 100 entidades portuguesas que se candidataram a concursos do Horizonte Europa destinados a financiar projetos do Cluster 6 do Horizonte Europa: Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente

A Comissão Europeia atribuiu 27,7 Milhões de Euros (M€) a 100 entidades portuguesas que se candidataram a concursos do Horizonte Europa destinados a financiar projetos do Cluster 6 do Horizonte Europa: Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente e do Cluster 2 do Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva.

Três projetos são coordenados por entidades nacionais (IST-ID, Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas e Universidade de Coimbra). Em Portugal, os clusters 2 e 6 são acompanhados pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da rede PERIN.

 

Cluster 6 do Horizonte Europa: Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente

No total, foram submetidas 199 propostas, das quais 57 foram aprovadas (taxa de sucesso de 28,6%, em linha com a média europeia), correspondendo a 2,4% do financiamento disponível. Das 84 entidades que participam nos projetos aprovados, 15 participam pela primeira vez em programas-quadro europeus de apoio à inovação. 38% do financiamento nesta área (23.9 M€) foi captado por empresas.

 

Dois projetos financiados são coordenados por instituições portuguesas:

  • BioValue – Valor da Biodiversidade na Política e Planeamento Espacial alavancando mudanças multiníveis e transformadoras. Liderado pela Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID), visa proteger e aumentar a biodiversidade através de ferramentas de ordenamento do território, de avaliação de impacto ambiental e ainda instrumentos financeiros e económicos.
  • REALM – Reutilizando Efluentes da Agricultura para Desbloquear o Potencial das Microalgas. Liderado pela NECTON - Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, pretende aproveitar as águas de drenagem ricas em nutrientes de explorações sem solo para a produção de microalgas, tratamento da água e ainda a captação de dióxido de carbono.

 

Cluster 2 do Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva

O montante atribuído destina-se a nove projetos inovadores para os setores da Cultura, Educação e Democracia com participação de 16 entidades nacionais. Quatro destas entidades – Coliseu do Porto, Fórum Dança – Associação Cultural, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Medidata.net – Sistemas de Informação para Autarquias – estrearam-se na captação de financiamento no programa-quadro europeu de I&I.

No total, foram submetidas 152 propostas com participação nacional, das quais 16 foram selecionadas para financiamento, correspondendo a cerca de 2,4 % do financiamento global disponível.

Um dos projetos é coordenado por uma entidade nacional:

  • In Situ – Inovação baseada na localização de indústrias culturais e criativas em áreas não urbanas, que irá estudar as práticas, capacidades e potencial inovador das indústrias culturais e criativas em zonas não urbanas. É coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

“Estes são resultados que vêm consolidar o bom desempenho nacional nos programas- quadro europeus. As empresas portuguesas captaram cerca de 40% do financiamento nacional em Ambiente e Biotecnologia, o que é um resultado expressivo da dinâmica empresarial crescente neste tipo de instrumentos. No caso da Cultura, Educação e Democracia verificamos que a taxa de financiamento neste primeiro ano do Horizonte Europa é, para já, o triplo da alcançada no primeiro ano do Horizonte 2020 (anterior programa-quadro). Saudamos ainda as 19 entidades portuguesas que pela primeira vez captam financiamento europeu, evidenciando a excelência científica nacional. Não poderia deixar de salientar que há três Laboratórios Colaborativos (CoLABOR, Associação Oceano Verde e o Sustainable and Smart Aquaculture) na lista das entidades que captam financiamento, o que demonstra que estão ativos na captação de financiamento para os projetos que desenvolvem”, afirma Joana Mendonça, presidente da ANI.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.