INOVA
Seis previsões tecnológicas para planear 2022

Seis previsões tecnológicas para planear 2022

O SAS, com base na consultoria dos seus maiores especialistas da EMEA, selecionou as seis principais tendências e previsões para ajudar a planear o próximo ano, da cibersegurança às alterações climáticas

Entre anos incertos, não é difícil imaginar que 2022 continue a ser marcado pelo vírus. Mas o que nos trará 2022? A questão é feita pelo SAS, que falou com alguns dos seus maiores especialistas da EMEA e selecionou as seis principais tendências e previsões para ajudar a planear o próximo ano. 

Num primeiro plano, a empresa fala em Inteligência Artificial (IA) ética como uma possível vantagem competitiva. Em abril de 2021, a Comissão Europeia apresentou o novo projeto da UE para regulamentar projetos de IA, contudo, um dos maiores debates sobre o tema continua a ser a questão da consciência dentro da inteligência e os limites éticos que a IA enfrenta.  “Com a adoção e implementação acelerada da IA, haverá um foco maior na IA responsável. Durante 2022, operacionalizar a IA responsável tornar-se-á parte central da estratégia e inovação de muitas empresas e o tópico mais importante de conversa com os clientes. As empresas que integrarem, desde o início, a IA responsável nos seus processos terão uma clara vantagem competitiva”, afirma Josefin Rosén, PhD & AI & Analytics CxP Lead, Nordics, na SAS.

Em segundo lugar, avizinham mais desafios nos processos de compras da cadeia de valor. “No retalho em 2022, é de esperar inventários mais baixos, grandes exigências e falta de stock. No geral, os retalhistas que tiverem sucesso no novo normal de 2022 usarão, de forma proveitosa, a analítica para captar e ler informações da supply chain e exigências do consumidor para, de seguida, responder rapidamente às eventuais falhas da supply chain e alterações nas preferências do cliente”, explica Dan Mitchell, Diretor de Prática de Varejo Global na SAS.

Já os ataques cibernéticos indiretos estão a aumentar e os invasores estão a explorar cada vez mais as relações de confiança estabelecidas entre empresas e fornecedores para ter acesso às informações. “Embora a fraude na supply chain não seja novidade, será um grande desafio global em 2022. Na verdade, o Covid conduziu a um aumento nas fraudes, pois passou a haver menos verificações físicas de stocks ou em chão de fábrica. As empresas acabaram por dar menos ênfase à gestão de risco da suplly chain e os dolosos ou grupos criminosos não perderão a oportunidade para explorar esta situação. A analítica irá impulsionar a transformação da supply chain, uma vez que dá apoio e enfoque aos processos de compras, como a identificação de manipulação de licitações e conformidade de contratos”, comenta Laurent Colombant, Líder de Monitorização Contínua de Fraude e Conformidade EMEA na SAS.

Em quarto lugar, a SAS indica uma forte presença do plano das alterações climáticas, colocando a pergunta: “quando iremos aprender e adaptar as nossas estratégias rumo a um futuro mais sustentável?”. Peter Plochan, Consultor Principal de Gestão de Risco EMEA na SAS declara que “o tempo para conversas terminou. 2022 será o ano de ação para a maioria das instituições financeiras e empresariais na Europa, já que os novos requisitos de divulgação do clima e sustentabilidade entrarão em ação juntamente com as regulamentações de risco climático bancário, incluindo até o teste de stress de risco climático em toda a UE”.

Adicionalmente, com a transformação digital em 2021, as mudanças a nível de customer experience e o fim das cookies, “uma coisa é certa: estratégias de dados ambiciosas irão prevalecer”, refere o SAS. “Tecnologias inteligentes. Experiências envolventes. Confiança digital. Automação e entrega. A COVID-19 acelerou estas mudanças para uma economia que prioriza o digital, onde os consumidores esperam genuinamente experiências personalizadas - tudo isto alimentado por dados do cliente. Em 2022, a analítica avançada (como IA) e as decisões automatizadas no marketing serão ainda mais críticas na transformação de insights sobre o cliente em ações antecipadas. E acredito que, em 2030, todas as marcas que não se mexeram nesta direção serão deixadas para trás”, reitera Wilson Raj, Diretor Global em Customer Intelligence na SAS.

Por fim, a SAS indica que “a única coisa que todos irão antecipar para 2022 é um ambiente de trabalho mais flexível”, pelo que a “flexibilidade é a palavra de ordem”. Contudo, surgiu uma “nova prioridade: a curiosidade”. “A curiosidade ajuda as empresas a enfrentar desafios críticos, desde melhorar a satisfação no trabalho à criação de locais de trabalho mais inovadores. A curiosidade será a competência de trabalho mais procurada em 2022, uma vez que colaboradores curiosos ajudam a melhorar a retenção geral, mesmo perante situações de trabalho complicadas”, conclui Elena Panzera, VP de Recursos Humanos EMEA na SAS.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.