INOVA
Tecnologias inteligentes combinadas potenciam hiperautomação na manufatura

Tecnologias inteligentes combinadas potenciam hiperautomação na manufatura

A Gartner conta que 2022 vai ser um ano desafiante para a manufatura devido à adoção massiva de IA, edge e IoT no setor

Segundo Scot Kim, Senior Director Analyst na Gartner, 2022 vai ser um ano interessante para a manufatura inteligente. A combinação do edge, com custos cada vez menores, a Inteligência Artificial (IA) e machine learning e a conectividade IoT estão a conduzir à hiperautomação na manufatura, abrindo caminho para os fabricantes aumentarem a produtividade através da otimização. 

Apesar dos vários constrangimentos atuais, desde as perturbações da cadeia de valor à escassez de talento, os fabricantes estão prontos a fazer elevados investimentos para modernizar as suas fábricas com tecnologias ‘EdgeAIoT’, explica Scot Kim. O EdgeAIoT está pronto para o desafio, conta o analista, devido à massiva adoção de IoT nos últimos dez anos e muitos CIO de manufatura estão a procurar formas de integrar as tecnologias nos seus roadmaps de hiperautomação. Indica, ainda, dicas para que os CIO abracem por completo as tecnologias EdgeAIoT. 

Por um lado, os CIO deverão consultar o seu fornecedor cloud no sentido de perceber se têm a capacidade de suportar a escalabilidade da IA, sobre os requisitos de dados, os custos da transmissão de dados e tipos de treino e inferência que são feitos na cloud ou em edge. Por outro lado, perceber se a IoT está instalada nos pontos-chave do shopfloor e dos controladores PLC, o digital thread estabelecido e o seu modelo de governação associado. Por fim, entender que tarefas e informações em closed-loop estão a ser retransmitidas para o data lake e para as máquinas, a manutenção preditiva, ou a otimização de ativos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.