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Ericsson e UNICEF mapeiam coletividade nas escolas

Ericsson e UNICEF mapeiam coletividade nas escolas

Um ano depois de a Ericsson estabelecer uma parceria global com a UNICEF para apoiar os esforços de mapeamento da conectividade das escolas da iniciativa Giga, esta iniciativa atingiu um marco importante no mapeamento da localização e do estado de conectividade de um milhão de escolas.

Um ano depois de a Ericsson estabelecer uma parceria global com a UNICEF para apoiar os esforços de mapeamento da conectividade das escolas da iniciativa Giga, esta iniciativa atingiu um marco importante no mapeamento da localização e do estado de conectividade de um milhão de escolas. 

A Giga, lançada pela UNICEF e pela International Telecommunication Union (ITU) em 2019, tem como objetivo ligar todas as escolas à Internet até 2030 e todos os jovens à informação, às oportunidades e às opções de escolha.

O mapeamento das escolas é um pilar fundamental da Giga, uma vez que ajuda a permitir a compreensão da dimensão do investimento, das ações e das parcerias necessárias para colmatar o fosso digital e fornecer a todas as crianças em idade escolar de todo o mundo, o acesso a oportunidades de aprendizagem digital.

Ao longo do último ano, a Ericsson forneceu financiamento e conhecimentos de ciência de dados aplicada, para ajudar a mapear a cobertura de Internet em escolas de sete países. Juntamente com os contributos de diversos parceiros, tal ajudou a Giga a acelerar a tarefa de mapeamento e a ultrapassar o marco de um milhão de escolas. No âmbito desta parceria, a Ericsson comprometeu-se a ajudar a mapear a conectividade nas escolas de 35 países até ao final de 2023, apoiando a ambição da Giga de mapear todas as escolas do mundo.

 

A conectividade das escolas fomenta as oportunidades e a inclusividade

A Giga trabalha sob a premissa de que a conectividade das escolas à Internet é uma das formas mais significativas de melhorar as perspetivas de vida. Através da conectividade das escolas, as crianças têm acesso a um maior banco de informações, a uma diversidade de estilos de aprendizagem e a um nível de educação de qualidade superior.

A melhoria da aprendizagem e a compreensão da tecnologia que resulta de uma educação possibilitada pela Internet são essenciais para melhorar a literacia digital e, por sua vez, colmatar o fosso digital. Estima-se que uma força de trabalho instruída a este nível de qualidade superior tem maior probabilidade de ser inovadora e fomentar ideias revolucionárias, levando ao desenvolvimento económico e à criação de emprego.

O relatório da Economist Intelligence Unit (EIU), Connecting Learners: Narrowing the Educational Divide, patrocinado pela Ericsson para apoiar a UNICEF, apurou que as nações com uma conectividade de banda larga têm o potencial de alcançar um crescimento de até 20 por cento do PIB, através da conectividade das escolas à Internet, se o acesso for financeiramente suportável e acompanhado por um investimento nas competências, nos conteúdos e nos dispositivos.

Embora se tenha verificado algum progresso no primeiro ano da parceria, é necessária uma ação coletiva para responder a este desafio global. Por isso, a Ericsson lança um apelo para que as prestadoras de serviços da Internet e os intervenientes políticos se juntem à Giga e concedam o seu tempo e os seus recursos para acelerar a colmatação do fosso digital.

Heather Johnson, Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial da Ericsson, afirma: “De acordo com a ITU, 369 milhões de jovens não têm acesso à Internet e 260 milhões de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos não têm acesso à escolaridade. Isto resulta em exclusão e num menor número de recursos para aprender, além de limitar o potencial futuro de muitos jovens. O mapeamento das escolas é um primeiro passo essencial na conectividade de todas as escolas à Internet e de todos os estudantes a oportunidades e opções de escolha. 

Este marco de mais de um milhão de escolas mapeadas é testemunho do poder das parcerias público-privadas. É o primeiro passo para atingir a conectividade universal das escolas. Contudo, há mais a fazer e o setor tem de se unir e desempenhar o seu papel na colmatação do fosso digital”.

 

Evoluir a partir de uma década de inclusão digital

Durante mais de uma década, a Ericsson trabalhou na promoção da inclusão digital e no aumento das oportunidades de educação em todo o mundo. A parceria da Ericsson com a UNICEF, em apoio à Giga, reflete as ambições da Connect To Learn da Ericsson, que pretende capacitar professores, estudantes e escolas com tecnologia para proporcionar uma educação de qualidade acessível a todos.

Nesta parceria com a UNICEF, a Ericsson dedicou recursos para a engenharia de dados e a ciência dos dados, de modo a acelerar o mapeamento da conectividade das escolas. Mais concretamente, a Ericsson fornece conhecimentos técnicos especializados e assistência na recolha, validação, análise, visualização e monitorização de dados de conectividade das escolas. Estes dados permitem que os governos e o setor privado criem e implementem soluções digitais que possibilitem a aprendizagem online por crianças e jovens. 

Chris Fabian, Codirigente da Giga, pela UNICEF, declara: “Os conhecimentos especializados da Ericsson ajudaram a equipa de ciência dos dados da Giga a construir modelos melhores para a conectividade das escolas. As parcerias técnicas como esta são cruciais para a Giga, uma vez que criamos um recurso de fonte aberta de localizações e conectividade das escolas que, a partir de hoje, incluirá mais de 1 milhão de escolas”.

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