REDES
Guimarães lidera consórcio europeu de Smart Cities

Guimarães lidera consórcio europeu de Smart Cities

No passado mês de fevereiro, um consórcio de Smart Cities milenares liderado por Guimarães submeteu à Comissão Europeia a candidatura do projeto DREAM para desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras.

Um consórcio de Smart Cities milenares europeias liderado por Guimarães submeteu à Comissão Europeia a candidatura do projeto DREAM para desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras no âmbito do projeto Horizon 2020. A submissão, que tomou lugar no passado mês de fevereiro, foi acompanhada por cartas de conforto do Primeiro-Ministro português e do Vice-Primeiro-Ministro da Lituânia.

 

Este consórcio foi formalizado em junho de 2015 no âmbito da Semana Europeia Da Sustentabilidade Energética, e inclui seis outras Capitais Europeias da Cultura: Weimar (Alemanha), Salamanca (Espanha), Vilnius (Lituânia), Timisoara (Roménia), Dundee (Escócia) e Thessaloniki (Grécia). Segundo a Câmara Municipal de Guimarães, o consórcio “privilegia a partilha de conceitos, sistemas, modelos, métodos e processos de suporte à inovadora governança de cidades e regiões que incorporam a sustentabilidade urbana nos seus desígnios estratégicos, cumprindo um programa de partilha de ferramentas de gestão e planeamento, além de serem desenvolvidas candidaturas conjuntas a programas, iniciativas e propostas europeias.”

 

O projeto DREAM constitui uma proposta orientada para os cidadãos que contribui para a criação de comunidades resilientes, com base na partilha de experiências e do conhecimento gerado através da implementação de projetos inovadores em cada cidade. Os participantes irão demonstrar soluções inovadoras pré-comerciais de tecnologias de informação, optimização de infraestruturas e gestão energética, entre outros, com a finalidade de estudar o seu impacto na eficiência urbana e qualidade de vida dos cidadãos, conhecimento que então permitirá a todas as cidades gerar estratégias de desenvolvimento inteligente e sustentável. Segundo a Câmara de Guimarães, prevêem-se projetos nas áreas da Energia, Espaço, Água, Clima, Iluminação, Conhecimento, Mobilidade, Dados (TIC), Emprego, Habitação, Resíduos e Pessoas.

 

Esta iniciativa conta com o apoio de empresas, centros de investigação e universidades a nível nacional e europeu; entre os stakeholders destacam-se a PT Meo, Siemens, Schneider, Universidade do Minho, Altice, InescTec, Efacec, Universidade das Nações Unidas e IrRADIARE.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.