REDES
Preparado para 6 de Abril?

Evento WNRO iminente pode afetar as appliances que usam o sistema GPS

Preparado para 6 de Abril?

São inúmeros os sistemas que usam o Global Position System, especialmente em infraestruturas criticas, aplicações industriais, de IoT, e claro, também os simples utilizadores de sistemas de navegação. Se não tiverem o firmware atualizado podem deixar de funcionar no próximo dia 6 de abril

Dia 6 de abril vai ocorrer o segundo evento WNRO na história do sistema GPS, mas na verdade o primeiro desde que o GPS está disseminado em múltiplas aplicações ao nível global.

O WNRO é a sigla de Week Number Rollover, ou dito de outra forma, no sistema de contagem da data do GPS o numero de 10 bits que conta as semanas volta ao inicio 00000000000 o que ocorre ao fim de um pouco menos de 20 anos.

O próximo ocorrerá na noite de dia 6 para dia 7, quando faltarem 18 segundos para a meia noite UTC (tempo universal coordenado), ou na hora civil de verão portuguesa 18 segundos antes das 01h00 de domingo, dia 7 de abril.

Em que é que o WNRO lhe pode afetar?

Vai depender do tipo de appliances que usa o sistema GPS, sendo que existem potencialmente milhões de appliances legacy no mundo que podem se dessincronizar no próximo fim de semana e se tornarem totalmente inúteis porque podem voltar para 2 datas possíveis: os dias 06/01/1980 ou 22/08/1999 que correspondem ao dia da fundação do sistema norte-americano e ao dia do primeiro WNRO, respetivamente.

O tema é tão sensível que a Home Land Security considera o WNRO um evento com capacidade disjuntiva para infraestruturas criticas, criou um grupo de acompanhamento e divulgou orientações gerais

A chave está, tanto quanto possível, na atualização do firmware, mas fabricantes de appliances profissionais como a Trimble assume que isso só é possivel em parte dos equipamentos legacy.

Fabricantes de outras appliances mais ligadas aos sistemas de navegação tem vindo a disponibilizar atualizações de firmware mesmo para modelos habitualmente já não suportados. É o caso da TomTom e da Garmin que tanto para aplicações profissionais como para utilizadores domésticos tem vindo a sensibilizar para a necessidade de proceder a uma atualização especifica para o WNRO.

Mas há outros sistemas que irão mesmo "morrer" por possibilidade dos seus firmwares serem atualizados.

Para o hardware mais recente este problema não ocorre porque o protocolo de sincronização do relógio já não é o original de 10 bits mas sim de 13 bits e podem receber complementarmente os sistemas russos e europeus de GPS.

A madrugada de domingo será crítica para muitos técnicos em sistemas e, tal como ocorreu no chamado bug do milénio, uma noite para verificar se tudo o que foi atualizado resultou.

A única coisa com que não se vão preocupar é com os seus smartphones; esses já incorporam 13 bits para a contagem de semanas.

Tags
GPS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.