REDES
Subscrições mundiais de 5G vão crescer 330% até 2029

Subscrições mundiais de 5G vão crescer 330% até 2029

As subscrições de serviços móveis a nível mundial aumentarão de 1,6 mil milhões para 5,3 mil milhões até 2029, prevê a Ericsson

De acordo com a edição de novembro de 2023 do Ericsson Mobility Report, prevê-se que sensivelmente 20% das subscrições de serviços móveis a nível global serão subscrições 5G até ao final do ano. Até 2029, estima-se que as subscrições globais de 5G aumentarão em mais de 330%.

O relatório da Ericsson estima um aumento de 63% em comparação com o ano passado, projetando 610 milhões de novas subscrições 5G para este ano, o que perfaz um total global de 1,6 mil milhões, cerca de 100 milhões acima do valor previsto. Isto representa um crescimento sólido, refere a Ericsson, apesar dos desafios económicos e instabilidade geopolítica em determinados mercados.

Os casos de uso mais comuns nos consumidores nas fases iniciais do 5G remetem para o acesso móvel otimizado de banda larga, o acesso sem fio fixo wireless, gaming e os serviços baseados em AR/VR, de acordo com o relatório recente, estando em conformidade com as edições anteriores.

A nível regional, a América do Norte continua a demonstrar uma forte adesão às subscrições de serviços móveis 5G, prevendo-se uma implementação de assinaturas 5G de 61% até ao final do ano, tornando-a a região com maior adoção destes serviços a nível mundial.

Por sua vez, também a Índia tem registado um crescimento significativo das subscrições 5G. No final de 2023, 14 meses após o seu lançamento comercial, a implantação do 5G deverá ultrapassar os 11% na Índia, segundo as previsões da Ericsson.

O Ericsson Mobility Report estima que, até 2029, as subscrições globais de 5G crescerão em mais de 330%, com um crescimento de 1,6 mil milhões para 5,3 mil milhões. Até ao final deste ano, a cobertura do 5G deverá estar disponível para mais de 45% da população mundial e, até ao final de 2029, para 85%.

A América do Norte e o Conselho de Cooperação do Golfo registarão as taxas regionais mais altas de implementação 5G até ao final de 2029, atingindo os 92%, seguidas pela Europa Ocidental, com 85%, prevê o relatório.

“Com mais de 600 milhões de subscrições de 5G adicionadas globalmente este ano, e em contínuo crescimento em todas as regiões, é evidente uma forte procura por conectividade de alto desempenho. A expansão do 5G persiste, e observamos um número crescente de redes 5G autónomas a serem implementadas. Tal cria oportunidades para suportar novas e mais exigentes aplicações, tanto para consumidores, como para empresas”, afirma Fredrik Jejdling, Executive Vice President and Head of Networks da Ericsson.

As projeções da Ericsson indicam que o tráfego total de dados móveis triplicará entre o final de 2023 e o final de 2029, muito devido a fatores como melhorias nas capacidades dos dispositivos, aumento no conteúdo intensivo de dados e evoluções contínuas no desempenho das redes implementadas.

“A taxa de crescimento de dados nas redes móveis reflete claramente a paixão dos consumidores por aplicações relacionadas com banda larga móvel de melhor qualidade. Esta tendência aumentará à medida que mais consumidores em todo o mundo adotem o 5G, e novos casos de uso surjam, desencadeando um maior crescimento no tráfego de dados”, refere Peter Jonsson, Executive Editor, Ericsson Mobility Report, da Ericsson. “Como a maior parte do tráfego é gerada em ambientes fechados, onde as pessoas normalmente passam a maior parte do seu tempo, há uma crescente necessidade de expandir a cobertura do mid-band 5G, tanto em espaços interiores, como exteriores, para garantir uma experiência abrangente 5G em todos os locais”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.