REDES
UE implementa iniciativa Smart City para monitorização de poluição urbana

UE implementa iniciativa Smart City para monitorização de poluição urbana

Aplicado experimentalmente em duas cidades, o projeto emprega uma extensa rede de sensores para a monitorização em tempo real da qualidade do ar, com o fim de criar um sistema de suporte de decisões que permita aos municípios uma abordagem proativa às suas emissões.

Cada vez mais, municípios e instituições públicas procuram abordar questões de poluição nas cidades. Nos últimos anos, foi tornada mandatória por várias regulações internacionais a redução de emissões com impacto no ambiente e nas vidas dos habitantes. Ser uma Smart City é por isso muito mais que uma simples tendência: é um compromisso para com a sociedade.

Fundado pelo programa Low Carbon City Lab da iniciativa Climate KIC da União Europeia, o Carbon Track and Trace Project (CTT) tem como objectivo a redução de emissões de carbono e o combate às alterações climáticas, bem como o desenvolvimento de um sistema de suporte de decisões com base na monitorização de emissões de gases de estufa nas cidades.

A Norwegian University of Science and Technology liderou este projeto em parceria com a companhia Libelium, fabricante de hardware e software de sensores. Esta iniciativa Smart City foi lançada experimentalmente em dois municípios escandinavos: Trondheim, Noruega e Vejle, Dinamarca.

A primeira fase do projeto CTT—a instalação de uma rede de sensores para medição em tempo real da composição do ar—revelou uma lacuna significante entre as presentes metodologias dos municípios e os standards oficiais para monitorização de emissões de gases de estufa; diferença detetada em cidades a nível global. A presente fase, CTT 2.0, está focada no desenvolvimento de um sistema automatizado para monitorização e relatório de emissões de gases de estufa, através do uso de medições baseadas em sensores.

As redes wireless de sensores implementadas em Trondheim e Vejle têm como base a plataforma Plug & Sense! Smart Environment PRO da Libelium, que inclui sensores de alta performance para metering que requer uma leitura precisa da composição do ar, e é capaz de processar até 16 tipos diferentes de sensores. Neste caso, foram instalados sensores de dióxido de carbono, monóxido de azoto, partículas sólidas, temperatura, pressão e humidade.

A aplicação desenvolvida para visualizar a data é denominada CTT Urban Overview, que permite a monitorização da própria network juntamente com a análise de dados. Os dados são extraídos da rede de sensores e fontes de informação externas, e usados para analisar e calibrar as medições e associados para construir um panorama detalhado das emissões na cidade.

“O principal objetivo do CTT 2.0 é equipar uma cidade com um sistema automatizado para monitorização de emissões de gases de estufa, com o requerimento de feedback direto por parte das iniciativas de redução de emissões da cidade,” afirma Fredrik Anthonisen, gestor técnico do projeto. “Por este motivo, um objetivo subjacente é a integração do CTT 2.0 no sistema de suporte de decisões de uma cidade.”

O projeto tenciona também oferecer às municipalidades e instituições públicas um sistema aberto que permita aos habitantes saber o que acontece nas suas cidades em relação a gases de estufa e poluição, e forneça às empresas e instituições de investigação os dados necessários para desenvolver outros projetos. Alicia Asín, CEO da Libelium, comenta os benefícios das cidades abrirem os seus dados ao público:

“O influxo de informação poderia conduzir a uma maior transparência. Se os milhares de milhões de sensores nas nossas Smart Cities gerarem dados abertos, poderíamos ter a capacidade de tomar decisões com base em factos e responsabilizar as entidades públicas.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.