MOB
Volvo compromete-se para a descarbonização

Volvo compromete-se para a descarbonização

Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars, assinou a Declaração de Glasgow para as Zero Emissões de automóveis e veículos pesados. A assinatura será realizada em conjunto com outros líderes da indústria e com representantes governamentais e decorre no âmbito da Conferência do Clima COP26.

Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars, assinou a Declaração de Glasgow para as Zero Emissões de automóveis e veículos pesados. A assinatura será realizada em conjunto com outros líderes da indústria e com representantes governamentais e decorre no âmbito da Conferência do Clima COP26.

Simultaneamente, e como forma de acelerar ainda mais a redução da pegada de carbono de todas as suas operações, a empresa anuncia hoje também um inovador sistema interno de preços de carbono. A Volvo Cars irá cobrar a si mesma 1.000 coroas suecas por cada tonelada de carbono emitida ao longo das suas operações.  Recorde-se que a Volvo Cars pretende atingir um impacto climático neutro em 2040.

A Declaração de Glasgow, apresentada no COP26 como parte integrante do World Transport Day, assinala o compromisso dos líderes mundiais industriais e dos governos para serem capazes de eliminar os veículos alimentados a combustíveis fósseis até 2035 dos principais mercados, e até 2040 de todo o mundo. 

Na linha da frente da sustentabilidade da indústria automóvel, a Volvo Cars tem os seus próprios objetivos para a ação climática que vão mais além daqueles hoje assumidos na declaração. A empresa pretende que, já em 2025, mais de metade das suas vendas mundiais seja constituída por modelos puramente elétricos e afirmou recentemente que, em 2030, irá comercializar somente modelos deste tipo. 

A assinatura da declaração de hoje assinala o contributo da Volvo Cars com vista às Emissões Zero e a esperança de que mais indústrias e governos consigam descontinuar os modelos a combustão tradicional para datas mais alinhadas com as metas da empresa sueca.

“Pretendemos ser um fabricante de veículos exclusivamente elétricos em 2030 naquele que é um dos planos mais ambiciosos da indústria automóvel. Mas não conseguiremos atingir um nível de transporte com emissões zero sozinhos. Por isso estou muito satisfeito por estar aqui em Glasgow para a assinatura desta declaração conjunta com outros colegas da indústria e com representantes dos governos. Temos de actuar já em prol do clima,” refere Håkan Samuelsson, Chief Executive da Volvo Cars

A Volvo Cars é o primeiro fabricante automóvel a passar das palavras aos actos e a implementar já hoje um preço interno para o carbono emitido em todas as suas operações globais. De referir que, este preço, será substancialmente mais elevado que aquele recomendado pelas organizações mundiais onde se inclui a International Energy Agency.

A empresa pretende, assim, estar propositadamente acima da curva reguladora e defende, para os anos vindouros, a implementação por parte de mais governos dos preços do carbono.

Através deste esquema, todos os futuros projectos para automóveis serão avaliados pela “variável de sustentabilidade” sendo-lhes imposto um custo por cada tonelada antecipada de emissões de CO2 que estes tenham ao longo do seu ciclo de vida. O objetivo é que cada automóvel consiga ser rentável, mesmo quando aplicado este esquema de preços de carbono e assim assegurar as melhores decisões na cadeia de fornecedores e na produção. 

“É crucial para as ambições climáticas mundiais o estabelecimento de um preço global justo para o CO2. Todos precisamos fazer mais. Acreditamos que as empresas progressivas devem tomar a liderança e estabelecer um preço interno para o carbono. Ao avaliar os automóveis do futuro de acordo com a sua rentabilidade já deduzida pelo preço do CO2, esperamos poder acelerar as medidas que nos ajudem a identificar e a reduzir já hoje as emissões de carbono,” refere Björn Annwall, Chief Financial Officer da Volvo Cars

A empresa também irá implementar uma mudança nos seus relatórios financeiros de forma a tornar ainda mais transparente a informação fornecida sobre o sucesso da sua estratégia de eletrificação e sobre a sua transformação global.

Para isso, a Volvo Cars irá começar, já a partir de 2022, a publicar relatórios trimestrais sobre a performance financeira do seu negócio elétrico e não elétrico.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.