SMART CITIES
Projeto de investigação português conquista verbas da UE

Projeto de investigação português conquista verbas da UE

Com uma taxa de sucesso de 22,3% neste concurso inicial do programa Horizonte Europa, Portugal consegue um total de 18.3 milhões de euros para financiamento em atividades de Investigação e Desenvolvimento na área da saúde para investigar o impacto da qualidade do ar nas crianças

Cativando um financiamento total de 18.3 milhões de euros, Portugal conseguiu uma taxa de sucesso de 22.3% na participação num dos primeiros concursos do programa de financiamento para projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) Horizonte Europa, especificamente no Cluster Saúde. Um dos projetos aprovados, na área da saúde infantil, é apresentado por um consórcio que inclui a FI Group, empresa global líder na gestão da inovação.

Como membro do consórcio do projeto, a FI Group liderará o pacote de trabalho de divulgação e comunicação e será, portanto, responsável pela execução de todas as tarefas para tornar os resultados do projeto conhecidos. Com esta parceria, a FI Group já participou na divulgação e comunicação de resultados de nove projetos europeus diferentes, o que posiciona a empresa como uma referência a ter em conta no âmbito da captação de financiamento europeu para projetos de I&D.

O projeto com o título “Development of innovative analyses for monitoring indoor air quality and its impact on children's health” envolve uma parceria de 11 entidades de Portugal, Bélgica, Grécia, Holanda, Dinamarca, Suíça e Espanha, e conta com diferentes equipas de investigação líderes em todos os setores integrados no projeto: epidemiologistas ambientais, toxicólogos, especialistas em qualidade do ar, biólogos de sistemas, engenheiros e especialistas em áreas sociais e de cidadania. Este projeto é uma das três propostas ganhas com coordenação portuguesa.

Esta iniciativa visa investigar o estado da qualidade do ar nas escolas e o impacto que este tem na cognição na infância. Vários estudos demonstraram que a presença de substâncias químicas e partículas nocivas no corpo humano pode conduzir à diminuição da função cognitiva em crianças, bem como ao aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular. Para a medição destes poluentes, serão selecionadas diferentes escolas em vários dos países participantes no projeto, incluindo Portugal.

Desta forma, será avaliada a presença de biomarcadores no ar e o seu impacto no desenvolvimento das crianças. Pretende-se, assim, explorar novas estratégias para ajudar a melhorar a qualidade do ar, promover a qualidade de vida e melhorar a esperança média de vida das futuras gerações.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.