SMART CITIES
Projeto português aplica Digital Twins na medição de gases de estufa

Projeto português aplica Digital Twins na medição de gases de estufa

No âmbito do projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade, a Comunidade Intermunicipal do Oeste é a primeira região a nível nacional a contar com um gémeo digital de inteligência territorial que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa em todo o território

No âmbito do projeto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) e materializado na Comunidade Intermunicipal do Oeste, esta região é e primeira a nível nacional a contar com um gémeo digital de inteligência territorial que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em todo o território. Uma tecnologia que marca um novo paradigma de planeamento e gestão territorial com base em dados e que representa uma primeira solução à escala regional para dar resposta à Lei de Bases do Clima.

O Oeste Smart Region, gémeo digital criado pela NOVA IMS, é uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva. Entre as múltiplas valências que disponibiliza foi agora adicionada a medição de gases com efeito de estufa.

“A Lei de Bases do Clima, adotada em 2021, reconhece e estabelece um conjunto de obrigações relativas à necessidade de desenvolver novos instrumentos que suportem o Policy Cycle, desde a agenda, formulação, implementação e avaliação da política climática à escala local e regional. Assim sendo, é crucial que os governos locais e intermunicipais tenham um padrão de referência para medir e reportar as suas emissões, mas também para identificar e desenhar as formas mais eficazes de mitigar as mesmas. O projeto Smart Region, único à escala nacional, é uma preciosa ferramenta de auxílio para a Comunidade Intermunicipal do Oeste e para cada um dos seus 12 municípios poderem, com base em dados, monitorizarem o seu desempenho e desenharem as melhores estratégias para agirem de uma forma eficaz a todos os níveis”, assinala Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS.

Para Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, “sendo para o Oeste a sustentabilidade um dos seus eixos estratégicos, onde se inclui a ambição de alcançarmos a neutralidade carbónica o mais rapidamente possível, esta nova valência do gémeo digital Oeste Smart Region é instrumental para nos apoiar nos diferentes estágios do ciclo da politica pública, nomeadamente no desenho de programas e intervenções públicas necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos com base em dados objetivos e com elevada granularidade espacial e temporal”.

A contabilização foi efetuada adotando o Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa de Escala Comunitária (GPC), desenvolvido numa parceria entre o World Resources Institute, o C40 Cities Climate Leadership Group e o ICLEI – Local Governments for Sustainability com o propósito de criar um protocolo padrão para medição das emissões de gases com efeito de estufa para cidades e governos locais. Com base nesta metodologia e sua integração no Oeste Smart

Region foi possível contabilizar as emissões dos 12 municípios e da região no seu todo, permitindo ainda fazer benchmarking entre os mesmos e partilhar boas práticas, bem como conhecer a proveniência dos mesmos distribuídas por cinco sectores: Energia; Transportes; Resíduos; Processos industriais e uso de produtos; e Agricultura/Floresta/Uso do solo.

Além disso, o protocolo GPC estabelece um modelo de inventário de emissões onde são classificadas em três âmbitos, com base na dimensão territorial das mesmas, o que permite identificar fontes de emissão dentro e fora dos limites territoriais considerados, o que é essencial para o estabelecimento de planos de mitigação mais eficazes. Alguns exemplos são as fontes de produção de energia localizadas fora dos limites territoriais que fornecem energia às cidades ou regiões, ou as emissões provenientes de aterros de resíduos localizados fora dos limites geográficos, mas que ocorrem como resultado de atividades dentro dos limites.

Estes enquadramentos permitem uma análise mais diferenciada das emissões de GEE para a região CIM Oeste: se forem consideradas apenas as emissões de GEE que ocorreram dentro dos limites geográficos, as emissões aumentaram 2% entre 2016 e 2020. Se forem consideradas as emissões de GEE que estão relacionadas com atividades localizadas dentro dos limites da região, incluindo a produção de eletricidade para satisfazer o consumo dos municípios, mas ocorrendo fora dos seus limites, verifica-se uma evolução positiva e uma redução de 12% no mesmo período temporal.

A ferramenta não é apenas um agregador de emissões com base na sua ocorrência. É uma ferramenta de avaliação de impacto para identificar os pontos críticos de emissões de GEE e a sua evolução ao longo do tempo ao nível municipal e regional. Em última análise, ajuda a adotar medidas eficazes para mitigar as alterações climáticas e tornar esses esforços visíveis e orientados por dados.

O gémeo digital Oeste Smart Region gera a partir de agora novos insights que permitem aos decisores da Oeste CIM tomar decisões mais informadas e desenvolver novas políticas para combater e mitigar as alterações climáticas com base em factos.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.