EDIFÍCIOS
A transformação dos espaços de trabalho na era digital

A transformação dos espaços de trabalho na era digital

Na Workplace Design Conference foram abordadas as tendências da transformação dos espaços e workplace, composta pela nova era digital e por uma sociedade comprometida com a sustentabilidade, bem-estar, felicidade e impacto social

O mundo do trabalho tem vindo a mudar consoante a evolução dos tempos, e a verdade é que hoje, por exemplo, em diversas áreas já não é necessário um local físico obrigatório onde o colaborador exerça as suas funções. Assim, a APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, traz as conclusões da Workplace Design Conference, evento organizado pelo 3g Smart Group, em colaboração com a ATREVIA.

 

Contexto e chaves da transformação positiva

A primeira discussão, moderada por Catarina Carvalho, Diretora Executiva do Diário de Notícias, contou com a presença de Manon Rosenborn Alves, Managing Director da Reinvent Yourself; Henrique Martins, CEO da Cognitive , David Valero Compte, Sales Director in Major Accounts da Ricoh Spain & Portugal e com Sofia Calheiros, Executive Coach.

Manon Alves, a propósito do tema Employer Branding & Personal Branding, referiu que “existe um grande capital de Marketing grátis nas empresas que não é aproveitado” e sugere que de se investir em grandes campanhas publicitárias ou de marketing, é necessário investir nos colaborados enquanto embaixadores de marca. Por sua vez, Henrique Martins realçou a importância de “adequar os espaços usando a tecnologia que permite captar e reter o talento da organização.”

Sobre a transformação dos espaços e o seu impacto nas organizações, David Valero destaca três desafios das empresas: inovar, cocriar e colaborar e refere que “a colaboração já não é uma opção, é sim estratégica e produtiva”. Por fim, Sofia Calheiros apresentou um novo projeto Call Coaching, uma ferreamente de auxílio aos líderes, sobretudo útil para a tomada de decisões.

 

A visão do líder na transformação positiva

O segundo debate foi moderado por Susana Branco, Service Designer da BUSIGNERS, que procurou as chaves para garantir que a transformação tem um impacto positivo nas pessoas e para que sirva como uma alavanca para a criação de um mundo melhor. Este painel teve a participação de Fernando Resina da Silva, sócio da Vieira de Almeida & Associados, Vitor Virgínia, Managing Director da MSD Portugal; Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal; Miguel Amaro, Administrador da EDP Imobiliária e EDP Valor; Carlos Aguirre, Diretor de Operações na 3gSmart Group.

Sobre a transformação do local de trabalho e o impacto na produtividade do trabalho, Fernando Resina da Silva referiu que “é mais fácil levar a cabo um processo de transformação começando com elementos sensoriais e então depois com mudanças comportamentais. Nós [Vieira de Almeida & Associados] aproveitámos a nossa mudança física para aplicar novas mudanças e fazer outro tipo de alterações. Hoje, comunicamos mais, sorrimos mais e somos mais solidários uns com os outros.”; o advogado esclarece ainda que “não conseguimos adaptar o ambiente a cada colaborador, mas podemos identificar tipologias de pessoas e criar espaços de acordo com essas tipologias, criando um equilíbrio entre individualidade e uniformidade.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.