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Previstas vendas de 100 milhões de unidades de ecrãs 4K dentro de três anos

Previstas vendas de 100 milhões de unidades de ecrãs 4K dentro de três anos

Um recente relatório publicado pela Futuresource Consulting revela que o número de ecrãs dotados com tecnologia 4K comercializados durante 2014 terá alcançado os 11,6 milhões – um crescimento anual de mais de 699% face ao ano anterior: este ótimo desempenho impulsionado em grande parte pela China, que é correntemente responsável por 70% da procura global, deverá manter-se e chegar aos 100 milhões de unidades vendidas em 2018 – altura em que a quota dos produtos nos principais mercados será superior a 20%

Segundo o referido documento o sucesso a longo prazo da indústria 4K, que se encontra atualmente em franco crescimento, requererá um fluxo sustentado de conteúdos nesse formato. Muito embora a reprodução de conteúdos 4K em disco não seja uma possibilidade até ao final de 2015, os serviços de vídeo OTT (Over The Top) estão a suportar a implementação inicial de tais conteúdos – já com várias ofertas no mercado: está igualmente previsto o lançamento de serviços adicionais durante o biénio 2015/2016, por parte tanto de provedores especializados como das tradicionais plataformas de televisão paga.

Tal como aconteceu com os suportes HD e – mais recentemente – 3D, a tecnologia orientada para os consumidores precede a própria cadeia de conteúdos e a indústria da eletrónica de consumo está a promover televisores com capacidade 4K e a criar um público.

A descida dos preços de equipamentos premium e 4K em tamanhos de ecrãs mais pequenos deverá ajudar a adoção desta tecnologia: embora os consumidores queiram uma amostra de conteúdos 4K logo que estes estiverem disponíveis, a decisão de avançarem para produtos maiores e mais caros ajudará a justificar a sua decisão de compra a curto prazo.

A diretora comercial e de marketing da Futuresource Consulting, Sarah Carroll, afirmou que estão a surgir diversos serviços de vídeo 4K no mercado impulsionados pela categoria OTT – bem como sinais positivos de que as empresas de televisão os irão apoiar: porém, com o eventual surgimento do 8K, especula-se já que “a janela de oportunidade do 4K terá uma curta duração”. De acordo com Carroll a maturidade comercial desta tecnologia deverá – apesar de muito provável – demorar pelo menos 3 a 4 anos a alcançar.

O recente relatório desvenda o plano para a transmissão de conteúdos 4K, e as barreiras e desafios à mesma por via aérea e IP: analisa também os diversos atores no mercado para o fornecimento de conteúdos online, as regiões que primeiro beneficiarão destes, as perspetivas atuais e futuras para os leitores Blu-ray, e os desenvolvimentos-chave do 4K no cinema digital. Apresenta igualmente estatísticas globais e previsões a cinco anos para produtos 4K e respetivos conteúdos.

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