EDIFÍCIOS
Transição para edifícios neutros em carbono pode criar mais de dois milhões de novos postos de trabalho

Transição para edifícios neutros em carbono pode criar mais de dois milhões de novos postos de trabalho

Estudo refere, mesmo com estimativas conservadoras, a transição para edifícios net-zero poderá gerar mais de 141 milhões de anos de emprego

A Schneider Electric anunciou, juntamente com a Universidade de Boston, um estudo inédito que conclui que podem criar-se mais de dois milhões de novos empregos e até 141 milhões de anos de emprego adicionais, na Europa e nos EUA, através da adoção de tecnologias de energia limpa em edifícios novos e reequipados. Os resultados provêm de uma investigação colaborativa entre o Institute for Global Sustainability (IGS) da Universidade de Boston e o Sustainability Research Institute (SRI) da Schneider ElectricTM.

O documento de livre acesso, “Building a Green Future: Examining the Job Creation Potential of Electricity, Heating, and Storage in Low-Carbon Buildings”, é o primeiro a estimar a criação de emprego em "edifícios do futuro" com baixo teor de carbono a um nível tão granular. Adotando uma perspetiva de microescala, o estudo estima os resultados globais de emprego para arquétipos de edifícios com baixas emissões de carbono, abrangendo edifícios residenciais, hospitalares, hoteleiros, de escritórios, de retalho e de ensino em regiões da América do Norte, Europa e Ásia.

Os dados focaram-se especificamente no potencial de implementação de painéis solares nos telhados, bombas de calor e baterias de armazenamento de energia para a autoprodução de energia renovável (ou consumo individual). Estas tecnologias de baixo carbono – todas elas prontamente disponíveis atualmente – apoiam a eletrificação e a digitalização do setor dos edifícios, o que é fundamental para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa à escala global. As estimativas de emprego do estudo vão ser totalmente realizadas ao longo do tempo, de acordo com os objetivos globais de net-zero até 2050, o que faz com que este seja um prazo razoável para a renovação a 100% dos edifícios elegíveis.

É cada vez mais claro que, graças às tecnologias modernas, é agora viável fazer uma transição rápida dos edifícios para que sejam neutros em carbono”, explicou Vincent Petit, Senior Vice President of Climate and Energy Transition Research da Schneider Electric e Head do SRI. “O que muitas vezes não nos apercebemos é que essa transição traz benefícios socioeconómicos significativos. Esta investigação é mais uma demonstração desse facto”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.