ENERGIAS
Arranha-céus parisiense é cinco vezes mais eficiente que edifícios convencionais

Arranha-céus parisiense é cinco vezes mais eficiente que edifícios convencionais

A companhia franco-holandesa Unibail-Rodamco inaugurou oficialmente no final do ano passado em La Défense (Paris), o maior bairro de negócios da Europa, uma nova torre de escritórios que consome somente um quinto da energia de edifícios típicos – apresentando um sistema de distribuição elétrica de última geração da Schneider Electric

A Torre Majunga é – com 195 m de altura – o segundo arranha-céus mais alto da França, sendo apenas superado pela Torre First (225 m, ou 231 m com a antena). É descrita pelos seus projetistas como uma reinvenção do conceito de edifício de escritórios, propondo-se a otimizar a comodidade e o conforto dos seus ocupantes em simultâneo com a harmonia com o espaço circundante: é um edifício aberto, e tira partido de uma grande percentagem de iluminação natural e sustentável. Entre as suas principais características, destacam-se a fachada da torre composta por três faixas verticais com variações estruturais que dão a sensação de movimento, áreas exteriores (varandas amplas) em cada piso, áreas abertas a cada dois painéis e 2 000 m² de terraços e jardins em torno da base da torre.

O referido edifício foi desenvolvido desde a sua fase de projeto para permitir um reduzido consumo energético e baixo nível de emissões de carbono: tem um consumo energético de menos de 80 kWh PE/m2/ano: isto torna-o cinco vezes mais eficiente que os edifícios comuns, e diminui a sua pegada de carbono em 75% face a outros arranha-céus de Paris. Estas características permitiram à Torre Majunga ser reconhecida com um BREEAM Award, em 2012, e certificações BREEAM e HQE na categoria “Excelência”, durante a fase de projeto.

A Schneider Electric foi a responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema de distribuição elétrica, que incorpora soluções e serviços digitais para maior conforto e eficiência. Particularmente importante foi a integração do sistema de gestão de energia em edifícios SmartStruxure™ – responsável pela monitorização e análise do desempenho do edifício ao longo de todo o seu ciclo de vida – que permite unificar o controlo e gestão de distribuição elétrica, do AVAC, da iluminação, dos estores, e da segurança contra incêndios do edifício.

De forma a criar um ambiente de trabalho confortável e produtivo, e simultaneamente reduzir o consumo energético, a Schneider Electric implementou o serviço WorkPlace Efficiency™. O sistema liga uma rede de sensores (instalados em locais estratégicos da torre) com identificação por rádio-frequência (RFID) através de crachás distribuídos por alguns dos colaboradores. Os crachás não acarretam quaisquer riscos de saúde para os seus portadores e garantem o seu anonimato.
Estes dispositivos transmitem a informação para os sensores localizados na Unibail-Rodamco, pelo que é essencial que os gestores do edifício tenham acesso a ferramentas adequadas para a gestão energética e para a gestão do espaço. Adicionalmente, é ainda importante disponibilizar aos utilizadores do edifício serviços que facilitem o seu quotidiano, tornando-o mais confortável e com maior nível de colaboração. A solução da Schneider Electric dá, digitalmente, resposta a todas estas questões.

O sistema da Schneider Electric compara taxas de ocupação reais com as reservas de energia e a capacidade de cada espaço do edifício. Desta forma é possível obter informações adicionais sobre o real uso e ocupação dos espaços, o que será útil em termos futuros para possíveis reestruturações do espaço.
Graças às informações fornecidas pelo atrás referido serviço WorkPlace Efficiency™ é possível rastrear o uso do espaço durante todo o ciclo de vida do edifício, proporcionando dados valiosos aos gestores imobiliários.
Aquando da sua chegada ao edifício, os utilizadores podem ligar-se ao portal de serviços da Torre Majunga para que possam controlar remotamente a iluminação das salas, temperatura e estores com os seus smartphones.
O sistema também faz com que seja possível regular o edifício automaticamente em conformidade com os objetivos de sustentabilidade definidos pelo gestor de Eficiência Energética da Torre Majunga. O sistema desliga dispositivos que não estão a ser utilizados, em vez de colocá-los apenas em modo stand-by.

Por exemplo, desligar um leitor de DVD pode economizar até 80-90% do seu consumo total de energia. Graças à modelização 3D do edifício integrada no Eficiência WorkPlace™, a funcionalidade SunTraking™ calcula a trajetória do sol e do seu impacto em cada janela, de modo a ajustar as persianas e iluminação para um maior conforto dos seus utilizadores e eficiência energética.

O sistema permite visualizar, em tempo real, todo o consumo do edifício definido pelo tipo de utilização e por zonas. Isso proporciona um melhor conhecimento do desempenho do edifício, que por sua vez leva a uma melhor fundamentação das decisões em relação à poupança de energia e eficiência.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.