ENERGIAS
Empresa portuguesa produz combustível sustentável com baixas emissões de CO2

Empresa portuguesa produz combustível sustentável com baixas emissões de CO2

O combustível sustentável EcoGreen Power produzido pela Eco-Oil foi certificado com o selo ISCC Plus e é, hoje, o único fuelóleo que reduz de forma comprovada as emissões de CO2 na indústria em 99,75%, face ao combustível fóssil tradicional

O combustível sustentável EcoGreen Power produzido pela Eco-Oil, empresa portuguesa dedicada ao tratamento de águas contaminadas em navios-tanque no porto de Setúbal, foi certificado com o selo ISCC Plus e é, hoje, o único fuelóleo que reduz de forma comprovada as emissões de CO2 na indústria em 99,75%, face ao combustível fóssil tradicional.

Os resultados são únicos no mundo e surgem na sequência da auditoria que certificou a Eco-Oil com o selo ISCC Plus, sistema internacional de certificação para a sustentabilidade e carbono. Através do estudo feito para obtenção desta certificação, verificou-se que o processo de produção do EcoGreen Power tem uma baixa emissão de CO2, em comparação com a produção de conbustíveis fósseis em refinarias.

Da produção deste combustível resultam algumas gramas de emissões, contribuindo para reduzir o impacto na indústria que utiliza este combustível como fonte de energia, em comparação com fontes fósseis tradicionais. Em 2021, a disponibilização de EcoGreen Power evitou a emissão de 96 mil toneladas de CO2 na indústria, contribuindo em simultâneo para uma produção com mais eficiência e menos impacto no ambiente.

Nuno Matos, Director-Geral da Eco-Oil, revela que “cada tonelada de CO2 a menos na atmosfera tem um impacto de grande relevância na descarbonização da indústria e na preservação do ambiente. O processo de certificação internacional permite-nos agora saber que o EcoGreen Power contribui de forma importante para esta redução de emissões, colocando um combustível sustentável e nacional na corrida da frente para a transição energética da indústria e cumprimento das metas definidas pela UE para neutralidade carbónica para as próximas décadas”.

A fábrica da Eco-Oil utiliza tecnologia inovadora e uma grande componente de automação em todo o processamento de resíduos, de modo a assegurar a segurança da equipa no local, das instalações, do produto e da natureza em redor. O desempenho sustentável de nível avançado e em toda a cadeia de valor permitiu ainda alcançar a classificação EcoVadis Platinum, colocando a Eco-Oil no top 1% num grupo de 50 000 empresas avaliadas pelo ranking a nível mundial.

Através da recuperação, tratamento e reutilização de resíduos poluentes, tóxicos, inflamáveis e perigosos, a produção de EcoGreen Power agrega valor pelo processamento de um resíduo que atua como matéria-prima, fomentando a economia circular e preservando o meio ambiente do descarte incorreto e altamente poluente destes resíduos em alto mar.

Com capacidade para processar até 370 mil toneladas de resíduos, a Eco-Oil é um dos cinco maiores players europeus na gestão de resíduos de hidrocarbonetos, reciclando 99% da matéria que processa, em Setúbal.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.