ENERGIAS
Ericsson e parceiros demonstram tecnologia LTE em contadores inteligentes

Ericsson e parceiros demonstram tecnologia LTE em contadores inteligentes

A sueca Ericsson conseguiu recentemente demonstrar – em colaboração com a Telefónica Germany e o E.ON Research Center da RWTH Aachen, na Alemanha – a viabilidade do uso de redes Long Term Evolution (LTE) em equipamentos de contagem inteligentes para o setor energético. As funcionalidades de qualidade de serviço de tais redes asseguram a transmissão prioritária de dados mesmo em condições de elevado volume de tráfego

Os testes efetuados revelaram que a definição de prioridades no LTE, uma funcionalidade standard neste tipo de redes, consegue oferecer uma alternativa altamente fiável e flexível em comparação com as ligações de rede fixa ou powerline que servem neste momento os contadores inteligentes. O plano de implementação deste tipo de contadores está a ganhar ritmo na Alemanha e noutros países, tendência que é acompanhada pela crescente adoção de redes LTE: estas permitem às empresas de serviços públicos o uso das redes públicas para comunicação com os contadores inteligentes. De acordo com os resultados dos testes o padrão LTE disponibiliza uma estrutura de comunicação extremamente fiável e flexível entre o contador inteligente e os sistemas de TIs das empresas de utilities, os quais podem usar a informação recolhida dos contadores como uma ferramenta para a gestão otimizada da sua rede energética num contexto de aumento da integração das fontes intermitentes – como as energias eólica e solar – na mesma. A comunicação das novas tarifas energéticas pode ser enviada para os contadores inteligentes como forma de promover a utilização de energia elétrica com origem renovável no momento em que ela se encontra disponível na rede, por exemplo quando o Sol brilha ou o vento sopra.

O diretor comercial da Telefónica Germany, Sven Kolterman, disse ver “os resultados destes testes como a confirmação de que as redes LTE, como a da Telefónica Alemanha, oferecem opções de comunicação fiáveis e económicas às empresas de utilities que estão a implementar contadores inteligentes” – acrescentando que “este tipo de mecanismos, por uma questão de estabilidade das redes de energia, deve sempre ser introduzido em estreita cooperação com os órgãos reguladores alemães”.

Os testes demonstraram que, mesmo sob condições de grande volume de tráfego nas redes de rádio, o fluxo de mensagens dos contadores inteligentes pode ser recebido dentro do período de transmissão previsto de menos de 100 milissegundos nos sistemas centrais de TIs das empresas de utilities, sobre uma estação base LTE comercial da Ericsson: segundo o Prof. Monti – diretor do Institute for Automation of Complex Power Systems (ACS) no E.ON Research Center na RWTH Aachen – “com a instalação de contadores inteligentes a avançar, e com as comunicações e a tecnologia de redes energéticas a evoluírem para redes inteligentes, existem cada vez mais oportunidades para as empresas de utilities” por poderem “investir no melhoramento dos serviços que oferecem aos seus clientes e na otimização das suas redes, permitindo a integração em larga escala de fontes de energia renováveis na oferta global, mantendo sempre o serviço energético fiável que a sociedade necessita para funcionar de uma forma eficiente”.

O LTE oferece funcionalidades que o transformam na melhor opção de escolha para a maioria das empresas de serviços públicos. Os novos recursos disponíveis na Release 13 da tecnologia LTE, e nas futuras versões, permitirão novos melhoramentos em termos de desempenho do LTE no domínio das utilities e sempre que o 5G esteja disponível. Mesmo o ambiente de utilização em tempo real mais exigente vai conseguir receber uma resposta totalmente adequada por parte das redes wireless. A diretora de investigação da Ericsson, Fiona Williams, diz que “os testes efetuados com a Telefónica e o RWTH ACS mostram que o LTE é uma excelente opção em termos de estrutura de comunicação para suportar a disponibilização de contadores inteligentes por parte das empresas de serviços públicos” – manifestando igualmente o seu contentamento por observar que “as funcionalidades de Qualidade de Serviço (QoS) do LTE conseguem responder totalmente às necessidades de comunicação dos sistemas de automatização das redes energéticas, que são bastante mais exigentes que outras especificações para aquisição de contadores inteligentes”.
As vantagens da aplicação das funcionalidades QoS no tráfego dos contadores prende-se com o facto de que, mesmo nos casos raros em que existem condições de sobrecarga da rede, as mensagens dos contadores inteligentes serão sempre entregues às respetivas aplicações, e não ficarão pendentes nem serão anuladas. Isto significa que as mensagens enviadas para um contador pré-pago, com o objetivo de restabelecer a ligação de um cliente que acabou de ligar para adquirir um novo carregamento para o seu contador de gás ou de eletricidade, vão ser entregues de forma imediata independentemente das condições da rede.

Nos testes, o fluxo de mensagens dos referidos contadores inteligentes foi marcado pelas funcionalidades de Qualidade de Serviço da rede LTE como prioritário. Utilizado este esquema de definição de prioridades, as mensagens dos contadores inteligentes foram sempre prontamente recebidas mesmo nos casos em que existiam condições de sobrecarga da rede, a qual atrasava significativamente o restante tráfego em circulação.

Os testes foram efetuados numa estação base LTE da Ericsson que foi instalada no ACS Institute do E.ON Research Center na RWTH Aachen, e que estava ligada às instalações da Ericsson Core Network disponível no Ericsson Eurolab, também na cidade de Aachen. O reconhecido simulador de rede energética RTDS do E.ON Research Center foi utilizado para gerar um fluxo de mensagens segundo as especificações do cenário de utilização dos contadores inteligentes criado pela Telefónica. Os testes seguiram um conjunto de simulações do uso de mensagens, conduzido de forma independente, no simulador LTE de alto desempenho da Ericsson. Os resultados provenientes desta simulação demonstraram que as mensagens MMS que foram marcadas como prioritárias foram transmitidas de forma imediata mesmo em condições de sobrecarga da rede. Os resultados desta simulação foram confirmados pelos testes de envio das mensagens over the air com a estação base real.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.