ENERGIAS
ISQ e Câmara Municipal de Mafra juntas em projeto internacional de Eficiência Energética

ISQ e Câmara Municipal de Mafra juntas em projeto internacional de Eficiência Energética

O ISQ e a Câmara Municipal de Mafra encontram-se a participar no projeto internacional MOEEBIUS (Modeling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability.

Esta iniciativa, que é financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, designadamente “Horizonte 2020”, tem como objetivo desenvolver uma metodologia holística de otimização do desempenho energético para melhorar as estratégias de modelação da eficiência energética e disponibilizar ferramentas de simulação inovadoras.

O MOEEBIUS terá uma duração de três anos e meio, será desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 11 Estados Membros e terá um orçamento total de 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros são referentes à participação portuguesa.
Este projeto foi criado com base na necessidade de rebater o elevado consumo energético nos edifícios (40 por cento do consumo de energia total na Europa), assim como às ineficiências existentes na operação e utilização dos mesmos.
A finalidade é criar uma plataforma informática avançada de gestão de energia em edifícios que permita identificar a complexidades de operação dos mesmos, tal como o impacto dos comportamentos dos seus utilizadores no consumo de energia e desempenho, e utilização dos equipamentos energéticos,

A nível de metas estabelecidas, pretende-se reduzir o consumo de energia dos edifícios em 35 por cento e garantir também a satisfação dos utilizadores a níveis acima de 95 por cento.
O projeto será testado em três case study localizados em Portugal, Inglaterra e Sérvia, sendo validada a sua adaptalidade e versatilidade em diferentes tipologias de edifícios e com condições climáticas distintas.
No caso de Portugal, o case study estará instalado em edifícios da Câmara Municipal de Mafra, nomeadamente no Complexo Escolar e no edifício dos Paços do Concelho, de modo a que a comunidade e os stakeholders , desde locais a nacionais, sejam envolvidos através da criação de um Living Lab .
O ISQ irá contribuir através do desenvolvimento de componentes técnicas para a plataforma, tais como metodologias inovadoras para a avaliação do desempenho energético, melhoria da modelação da qualidade do ar interior, desenvolvimento de novos modelos de negócios para a gestão de energia e ainda facultar suporte ao case study português.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.