ENERGIAS
Minsait ajuda na transição energética e redução do impacto da indústria fóssil

Minsait ajuda na transição energética e redução do impacto da indústria fóssil

As soluções da Minsait em toda a cadeia de valor da energia, estão a acompanhar as companhias petrolíferas na sua transição energética, podendo dar resposta às necessidades dos seus negócios tradicionais como a sua transformação e entrada em novos negócios e modelos mais sustentáveis

A transição energética é uma mudança estrutural e progressiva que procura a migração para fontes de energia renovável e modelos de gestão e distribuição modernos que permitem ser mais eficientes, limpos e capazes de contribuir para um dos maiores desafios do planeta: a redução das emissões de carbono.

Dentro desta transformação, a Minsait, uma empresa da Indra, vê na tecnologia e na digitalização ferramentas imprescindíveis em todos os processos de tomada de decisão porque, além de servir como habilitador de energias renováveis, também tem a capacidade de melhorar toda a cadeia de valor do setor e potenciar o desenvolvimento, penetração, fiabilidade e qualidade energética.

Neste sentido, a agenda da transformação a nível energético em Portugal enfrenta desafios relacionados com a incorporação da transformação digital neste setor, de forma a responder ao Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030. O PNEC ambiciona uma redução entre 45% a 55% de emissão de gases com efeito de estufa, aumento para 47% de incorporação de energias renováveis e 35% de eficiência energética, entre outros.

“Para se alcançarem os objetivos de descarbonização da economia, é muito importante continuar o esforço de digitalização do sector energético. Prosseguir e incentivar ainda mais a incorporação de soluções tecnológicas que permitam reduzir o impacto das emissões das suas fontes de energia é crucial.” refere Margarida Almeida e Sousa, Senior Account Executive, do mercado de Energia e Utilities da Minsait em Portugal. 

 

Minsait, parceiro global da transição energética

A Minsait foi reconhecida pela Gartner e pela IDC – referências globais em investigação nas TIC – como um dos principais parceiros tecnológicos do mercado global para enfrentar os desafios da transição energética e a descarbonização. Desta forma as soluções da companhia são utilizadas em mais de 400 empresas de todo o mundo, de forma a suportar e otimizar a criação, gestão e distribuição de serviços de energia e gás a mais de 150 milhões de pessoas.

“As soluções da Minsait são utilizadas, todos os dias, em todo o Mundo, com grandes resultados e benefícios para as empresas do sector, o que lhes permite evoluir na sua transformação digital para estarem equipadas com tecnologias inovadoras que dão resposta aos vários desafios, com que estas se deparam, no âmbito da geração, armazenamento ou o próprio consumo de energia, tendo sempre em conta o seu compromisso com o ambiente”, refere Margarida Almeida e Sousa.

A partir da perspetiva da gestão inteligente e flexível dos recursos energéticos distribuídos, a Minsait conta com experiências importantes no desenvolvimento de centros de transformação inteligente, que combinam tecnologias cloud com capacidades de monitorização e operação para identificar e resolver agilmente situações de risco para o fornecimento de eletricidade. Hoje, estes centros estão ao serviço de diferentes países incluindo Portugal, onde as empresas portuguesas já estão a utilizar ou experimentar estes novos modelos criando impactos positivos em toda a cadeia do setor energético.

Quanto à geração e distribuição de energia, a Minsait conta com a Onesait Prosumers Flexibility, uma solução de gestão de recursos energéticos distribuídos que coordena de forma completa, rápida e flexível tanto a criação de procura como o armazenamento de energia através de algoritmos inteligentes. Essa gestão é fundamental para melhorar a estabilidade dos sistemas elétricos, reduzir as emissões e diminuir os preços da energia. Entre outros benefícios, estima-se que este tipo de solução pode facilitar reduções de 80% no Time To Market na implementação de novos serviços para se adaptar ao consumo de energia ou às necessidades de produção dos clientes. Outras previsões apontam para poupanças de 30% nos custos de gestão e manutenção do centro de transformação, aumentos de 10% na utilização da produção distribuída renovável ou melhorias de 20% nos índices de qualidade do fornecimento de baixa tensão

Contudo, dado que a transição energética é um movimento progressivo e em curso, a Minsait também desenhou um amplo portfólio de tecnologias para impulsionar e elevar a fiabilidade na geração de energia desde fontes renováveis através da Onesait Oil&Gas Environment. Com esta plataforma é possível colmatar as lacunas do mercado entre as soluções de deteção e resposta face a derrames ou fugas, indicando informação detalhada e em tempo real para realizar o seguimento e contenção em operações offshore de maneira oportuna. É a única solução no mercado que integra diferentes sensores (câmara de infravermelhos e radar) 100% automaticamente. Graças à utilização de algoritmos de inteligência artificial, é capaz de detetar volumes que vão de 10 a 20 litros em apenas alguns minutos

Esta solução é muito relevante porque, até que as fontes de energia renovável constituam o standard operacional, é vital garantir o menor impacto da indústria de hidrocarbonetos, assim como a maior eficiência nas suas redes de transporte, especialmente se estas estiverem localizadas em cenários complexos como os ambientes marinhos. Para atender esta necessidade, a Minsait criou o Onesait Sensing, uma solução baseada em fibra ótica e inteligência artificial que alerta e localiza ameaças iminentes ou fugas nas condutas, para que seja possível tomar decisões de forma atempada e efetiva. Este sistema permite reduzir até 90% as perdas derivadas de incidentes não intencionais, fugas ou intrusões e reduzir em 75% as emissões de CO2 para a atmosfera associadas ao patrulhamento aéreo e terrestre convencional.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.