ENERGIAS
Nova sede francesa da ABB corta custos com energia em 25%

Nova sede francesa da ABB corta custos com energia em 25%

A empresa suíça ABB anunciou recentemente a inauguração da sua nova sede em França na cidade de Cergy Pontoise, arredores de Paris: este edifício – que era originalmente uma fábrica – encontra-se totalmente equipado com múltiplos sistemas avançados de automação que contribuem para uma redução dos custos com energia na ordem dos 25%.

A companhia optou por dotar o dito espaço com um sistema de gestão de edifícios (BMS, do inglês building management system) e com vários dos seus próprios produtos de baixa tensão de modo a obter uma solução não só inovadora e energeticamente eficiente: este projeto está voluntariamente em conformidade com a norma internacional ISO 50001. O objetivo da remodelação era combinar um aumento do conforto dos ocupantes do edifício com a monitorização automática das poupanças de energia – mais concretamente o aumento das dimensões da sede para 7 000 m2, a renovação do sistema de gestão desta, o controlo e o corte do consumo energético, e a implementação de espaços escaláveis e respeitadores do meio ambiente.

As soluções adotadas em Cergy Pontoise abrangem um vasto leque de soluções dedicadas à gestão de energia, iluminação, aquecimento, ventilação, e ar condicionado. A primeira das cinco grandes áreas de intervenção foi a otimização de todo o sistema elétrico com o uso de diversos produtos – entre eles o novo quadro principal de distribuição System pro E power da ABB. Foram instalados ao todo sete destas unidades – todas dotadas com blocos de terminal PI Spring (pressão e mola), o para-raios Quick Save, cinco prateleiras, e dois inversores. Foi ainda incluído um disjuntor Emax2 com vista à gestão global de energia do edifício que regula as cargas elétricas de instalação a baixa tensão ao mesmo tempo que está ligado aos sistemas de supervisão. Toda a produção de frio/calor – das caldeiras e da bomba de calor – é dirigida por compartimentos integrados de automação, por controladores lógicos programáveis AC500, e pela mais recente geração de contactores. O referido Emax2 já inclui os valores referentes às tarifas elétricas que entrarão em vigor em 2016, podendo analisar o desempenho energético e financeiro do edifício a longo prazo.

O espaço também se encontra equipado com um BMS que suporta o controlo do aquecimento, do ar condicionado, da ventilação, das persianas, e da iluminação – recorrendo a sistemas i-bus KNX da ABB para supervisão geral. Os reguladores de temperatura e os sensores de luz e presença estão espalhados por todo o edifício, e são controlados através da gestão de tempo integrada no software Newton doGATE. Este ajusta automaticamente os níveis de iluminação, aquecimento, e restantes variáveis com base na luminosidade natural, na presença de empregados, e nas horas de abertura e encerramento do espaço. A iluminação é efetuada por painéis LED L’Ebénoïd e controlada pela norma KNX. Para além disso o edifício tem 170 blocos de luzes de emergência Thomas and Betts Kaufel ligados ao BMS e que contribuem para a segurança dos ocupantes.

O planeamento do edifício também teve em conta as preferências individuais dos ocupantes, pelo que estes podem definir zonas de conforto de temperatura/iluminação delimitadas a áreas concretas (gabinetes, open spaces, e salas de reuniões) através do BMS ou remotamente com a ajuda de um software widget. Todas estas funções escaláveis e abertas do BMS são fornecidas pelos servidores de automação Newton doGATE, transmitindo todos os dados graças a protocolos de campo (como o KNX, o BACnet, ou o ModBus) ao supervisor do local.

A zona de receção inclui também um ecrã que indica o consumo de energia em tempo real. Desde a abertura do edifício a gestão cuidada de energia para cada uma das suas diferentes áreas permitiu uma redução de tal consumo na ordem dos 25%, valor que de acordo com a companhia ainda pode vir a ser ampliado. Todas as métricas e submétricas dos edifícios, bem como a análise dos espaços industriais, são fornecidas pela mais recente geração de contadores ABB B-Series e C-Series com certificação MID e comunicação via ModBus.

Por fim, anexo ao edifício encontra-se um parque de estacionamento cujos lugares estão equipados com terminais multistandard para o carregamento de veículos elétricos (EVs).

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.