ENERGIAS
Procura de energias renováveis no IT crescerá quase 50% até 2030

Procura de energias renováveis no IT crescerá quase 50% até 2030

Para ajudar a mitigar o aumento das emissões provenientes dos dispositivos digitais, o novo relatório “Digital Economy and Climate Impact” recomenda esforços contínuos para alcançar eficiência nas áreas de TI e energia, ao nível dos componentes e dos sistemas

A Schneider Electric divulga um relatório de investigação para promover a compreensão sobre como funcionarão as aplicações inteligentes e digitalizadas no futuro. No relatório “Digital Economy and Climate Impact” prevê-se que a procura por eletricidade relacionada com o setor das TI aumente quase 50% até 2030. No entanto, devido à descarbonização do sistema elétrico, calcula-se que as emissões não deverão aumentar mais do que 26% até essa data. Para ajudar a mitigar este aumento de emissões, o Schneider Electric Sustainability Research Institute recomenda um esforço contínuo para alcançar eficiência no âmbito das TI e da energia, tanto a nível de componentes como de sistemas. Este relatório, divulgado num evento exclusivo para a imprensa apresentado virtualmente a partir do Boston Hub da Schneider Electric, sublinha como o crescimento do Edge Computing requer um enfoque específico, uma vez que se espera que estes sistemas sejam menos eficientes que os Data Centers de hiperescala do ponto de vista de PUE (Power Usage Effectiveness).

“Quando o mundo tal como o conhecíamos ficou paralisado, tudo passou a ser online e o tráfego de Internet disparou,” afirmou Pankaj Sharma, EVP, Secure Power da Schneider Electric. “É um erro assumir que a atividade digital resultará inevitavelmente num aumento problemático das emissões de CO2. A análise do Schneider Electric Sustainability Institute coloca de parte muitas dos argumentos mais pessimistas, que preveem que a utilização de eletricidade relacionada com as TI duplicará a cada cinco anos. Dito isto, como indústria devemos permanecer vigilantes para encontrar novas fontes de melhoria a nível de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, assegurar a resiliência, à medida que o digital continua a progredir.” 

Para além de divulgar este relatório de investigação, a Schneider Electric também anunciou atualizações ao EcoStruxure IT, o seu software de gestão de infraestruturas de Data Center, e à fonte de alimentação ininterrupta (UPS) trifásica Galaxy VL. Todas estas novidades estão desenhadas para que o setor progrida no sentido de alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, aumente a resiliência das infraestruturas de TI e dos Data Centers.

 

As novidades do EcoStruxure IT simplifcam a gestão de Data Centers híbridos e ambientes Edge

A procura cada vez maior de consumo digital cria um ambiente híbrido mais complexo, que inclui Data Centers empresariais, Cloud e Edge. Para enfrentar os desafios de gestão característicos de um ambiente de TI híbrido, a Schneider Electric anunciou atualizações ao seu software EcoStruxure IT para aumentar a eficiência e resiliência, incluindo:

  • Maiores capacidades de gestão remota: As novas funcionalidades de gestão remota de dispositivos permitem que os utilizadores alterem as configurações de um ou mais dispositivos – incluindo a nova unidade UPS Galaxy VL – a partir de uma plataforma centralizada com o EcoStruxure IT Expert. Esta atualização, combinada com a informação sobre o estado de segurança dos dispositivos lançada anteriormente pelo software, permite ao utilizador identificar dispositivos ou configurações defeituosos e resolver esses problemas com apenas alguns cliques, mantendo o ambiente híbrido de TI seguro.
  • Melhor monitorização do ambiente: Os sistemas de monitorização do ambiente asseguram que os utilizadores têm controlo sobre o Data Center e as instalações de TI a partir de qualquer momento e lugar. Com esta atualização, os utilizadores podem executar configurações em massa para câmaras NetBotz 750 e 755 de forma remota, rápida e eficaz, aumentando a segurança de toda a infraestrutura crítica.
  • Melhorias no design e no planeamento remoto: Com os novos recursos do EcoStruxure IT Advisor, os utilizadores podem comparar remotamente um número ilimitado de racks e identificar facilmente a capacidade disponível, ver que ativos estão a ser implementados e quais as suas dependências.

 

Novas baterias Galaxy de iões de lítio: poupança de espaço, carregamento e instalação mais rápidos e maior segurança

A recém-lançada Galaxy VL, a UPS trifásica mais compacta da sua classe, com arquitetura modular e escalável, potência de 200 a 500 kW e níveis de eficiência de até 99%, apresenta agora novos armários Galaxy de baterias de iões de lítio, possibilitando uma solução de armazenamento de energia sustentável, de alta densidade e inovadora para Data Centers, processos industriais e infraestruturas críticas. Os armários exclusivos são compatíveis com toda a gama Galaxy V.

Uma oferta Green PremiumTM, cumpre a norma UL9540A e reduz a área ocupada e o peso da bateria até 70%, permitindo uma utilização mais eficaz do espaço. Os novos armários permitem uma recarga duas a três vezes mais rápida do que as soluções VRLA, assim como uma instalação mais célere e uma maior disponibilidade do sistema, com fontes de alimentação internas independentes e patenteadas.

As baterias de iões de lítio reduzem os custos totais de propriedade, uma vez que duplicam a vida útil da bateria, diminuem os custos de instalação e manutenção e reduzem as necessidades de refrigeração, operando a temperaturas mais altas que as VRLA. O sistema incorporado de gestão de baterias em tempo real melhora a visibilidade, a previsibilidade e a capacidade de gestão do sistema de baterias. O seu design modular, à prova de contacto, simplifica a manutenção e garante uma maior segurança ao operador.

“A Schneider Electric tem estado focada na sustentabilidade ao longo dos últimos 15 anos, e foi recentemente reconhecida como a empresa mais sustentável do mundo. Adotámos a mentalidade de que a inovação do futuro proporcionará uma maior eficiência a todo o panorama da conectividade,” prosseguiu Sharma. “Ao fazer escolhas inteligentes de forma intencional, o nosso setor pode ajudar a mitigar a quantidade de eletricidade e de emissões que resultarão da crescente vontade de utilizar tecnologias digitais.”

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.