ENERGIAS
Projeto sueco usa armazenamento de hidrogénio para estabilização da rede

Projeto sueco usa armazenamento de hidrogénio para estabilização da rede

A PowerCell Sweden AB assinou um acordo de cooperação com o Soltech Group para o desenvolvimento conjunto de soluções de energia estacionária que usam armazenamento de energia solar sob a forma de hidrogénio.

A PowerCell Sweden AB assinou um acordo de cooperação com o Soltech Group para o desenvolvimento conjunto de soluções de energia estacionária com base nos produtos das duas empresas na área de baterias e energia solar. Num primeiro projeto colaborativo, as duas empresas conduzirão um estudo de viabilidade de uma solução de energia estacionária que garantirá o fornecimento de energia para a Amokabel AB em Alstermo, Småland.

O Grupo Soltech é o principal fornecedor de soluções de energia baseadas em energia solar e desenvolve na Suécia, e vende soluções completas nas quais os painéis solares são integrados em telhados e fachadas de edifícios. O objetivo do acordo de cooperação é utilizar a experiência e os produtos das duas empresas para oferecer soluções de energia estacionária com base numa combinação de energia solar e células de combustível. Ao usar o excesso de energia dos painéis solares para produzir hidrogénio, a energia solar pode ser armazenada e convertida de volta em eletricidade quando necessário.

O objetivo do projeto para a Amokabel é examinar se a energia solar em combinação com o armazenamento de hidrogénio pode aliviar o problema que a empresa tem com a capacidade da rede. À medida que a Amokabel cresceu e aumentou sua produção, começou a deparar-se com mais problemas de falta de energia na rede existente.

“A crescente necessidade de energia, e de energia sustentável em particular, torna a combinação de energia solar e armazenamento extremamente interessante. Vemos, portanto, um grande potencial para o armazenamento com base no hidrogénio produzido e armazenado localmente ”, refere Andreas Bodén, Diretor de Vendas e Pós-venda da PowerCell.

“Esta parceria é um passo em frente para ajudar as empresas e o setor público com os principais problemas relacionados com insuficiências da rede. Vemos grandes oportunidades e estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pela PowerCell para esta parceria”, refere Stefan Ölander, CEO da Soltech.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.