INOVA
Inteligência artificial associada a baixo nível de confiança no setor da saúde

Inteligência artificial associada a baixo nível de confiança no setor da saúde

De acordo com um novo estudo, entre os principais problemas do setor da saúde está a desconfiança na IA, a baixa interoperabilidade tecnológica em todo o sistema, o esgotamento da força de trabalho, a colaboração fragmentada de cuidados e a acessibilidade aos cuidados

A GE HealthCare apresentou o Reimagining Better Health, um estudo que revela as perspetivas e necessidades das pessoas que estão no centro dos cuidados de saúde – os doentes e os médicos – e os resultados confirmam um sentimento de desconfiança perante a IA. Mais, a baixa interoperabilidade tecnológica em todo o sistema de saúde, o esgotamento da força de trabalho, a colaboração fragmentada de cuidados e a acessibilidade aos cuidados são alguns dos pontos problemáticos atuais.

Com o objetivo de ajudar a definir um caminho a seguir, uma vez que fatores de stress como o esgotamento, o desgaste da força de trabalho e os atrasos testam a resiliência dos sistemas de saúde, foi pedido aos participantes que respondessem a perguntas sobre o sistema de saúde no seu conjunto, com base nas suas experiências e observações pessoais. Os resultados revelam que muitos dos desenvolvimentos que estão a impulsionar o sistema são também uma fonte de desafios que os doentes e os médicos enfrentam. 

O progresso tem muitos aspetos positivos, mas pode ser fonte de problemas que, numa área como a da saúde, não é fácil de resolver. No entanto, o caminho começa por ouvir aqueles que estão no centro dos cuidados, que foi o que se procurou aqui fazer”, afirma Rui Costa, Diretor-geral da GE HealthCare em Portugal. 

Assim, “este estudo confirma que são várias as barreiras a ultrapassar, sendo essencial uma união entre todos os intervenientes nos cuidados de saúde para que tal seja possível, sem nunca esquecer as necessidades dos doentes e dos médicos. Todos Juntos sermos capazes de ajudar a tornar o sistema de cuidados de saúde mais humano e flexível”.

Atualmente, as tecnologias de IA nos cuidados de saúde são concebidas para melhorar a experiência e os resultados dos doentes, automatizar tarefas e aumentar a produtividade. Embora a maioria dos médicos inquiridos (61%) acredite que a IA pode apoiar a tomada de decisões clínicas, permite intervenções de saúde mais rápidas (54%) e ajuda a melhorar a eficiência operacional (55%), o estudo mostra, aqui, que a desconfiança e o ceticismo em contextos médicos é predominante entre todas as partes interessadas.

Apenas 42% dos médicos em geral indicam que se pode confiar nos dados da IA, número que aumenta entre os médicos com mais de 16 anos de experiência, ainda mais céticos, com apenas 33% a confiar na qualidade dos dados de IA. Além disso, os médicos acreditam que, embora a IA possa ajudar a reduzir as disparidades de atendimento (54%), a tecnologia também está sujeita a vieses embutidos (44%).

Para os doentes, a sua principal prioridade para o futuro, mesmo à frente das soluções tecnológicas que permitem uma deteção mais rápida de potenciais problemas de saúde, é uma maior flexibilidade na forma como, onde e quando os serviços de saúde são prestados. 

No entanto, a flexibilidade dos cuidados administrados além das paredes da clínica pode criar desafios. De resto, metade dos médicos não se sente muito à vontade para prestar cuidados clínicos fora do ambiente clínico tradicional (50%). 

Os doentes também estão apreensivos com os novos métodos de prestação de cuidados e não se sentem muito confortáveis com a realização de testes em casa ou fora da clínica (62%) sem supervisão.  Além disso, quem presta os cuidados é importante para os doentes. Embora a maioria (67%) tenha um elevado nível de confiança no seu médico de família, estes diminuem quando se consideram outros profissionais de saúde. Um pouco mais de metade dos doentes (52%) não confia nos profissionais de saúde que não são médicos ou enfermeiros hospitalares, parteiras ou farmacêuticos para dar conselhos de saúde adequados.

Segundo os especialistas, talvez parte deste desconforto associado aos novos modelos de prestação de cuidados possa ser atribuído à baixa interoperabilidade tecnológica em todo o sistema de saúde.  Pouco mais de metade dos médicos afirma que as tecnologias médicas se integram perfeitamente entre si e são fáceis de utilizar e intuitivas (51% e 53%, respetivamente).

Embora os doentes e os médicos desejem que os dados de saúde relevantes estejam disponíveis em todos os sistemas e plataformas, este objetivo ainda não foi totalmente concretizado: 41% dos clínicos não estão convencidos de que têm acesso atempado a registos eletrónicos fiáveis dos doentes e cerca de um terço dos doentes (35%) estão preocupados com o facto de os médicos que os tratam não terem acesso aos seus dados de saúde relevantes.

De acordo com o estudo, 42% dos clínicos inquiridos afirmaram estar a pensar em abandonar o setor da saúde, com 39% a revelarem não sentir orgulho na sua profissão. 

Nos oito países inquiridos, a remuneração inadequada e o fraco equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada foram os principais motivos citados para a saída do mercado de trabalho. Além disso, 47% dos médicos afirmaram que não se sentem totalmente apoiados pela direção.
Os doentes estão a sentir o impacto do esgotamento dos médicos, com 43% a dizer que não se sentem ouvidos pelos médicos e menos de metade (42%) a dizer que os médicos têm empatia com a sua situação pessoal e com a forma como esta afeta o seu tratamento.

Em termos de visão do futuro, 99% dos médicos concordam totalmente ou de alguma forma com uma definição de futuro em que os doentes e as equipas de cuidados de saúde estão mais intimamente ligadas, numa parceria através de soluções tecnológicas; em que os cuidados de saúde e os tratamentos médicos têm lugar dentro e fora dos ambientes clínicos tradicionais, como em casa dos doentes; e em que o ecossistema de cuidados de saúde é alargado para incluir uma gama mais variada de profissionais de saúde, alguns dos quais que podem estar ausentes atualmente.

Reimaginar uma saúde melhor define um objetivo claro – um sistema de cuidados de saúde mais humano e flexível, para o qual é necessário debate, parcerias e ações entre as partes interessadas: doentes, profissionais de cuidados de saúde, líderes de cuidados de saúde, governantes, líderes da indústria tecnológica e o público.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.