A Schneider Electric anunciou os vencedores globais da terceira edição dos seus prémios Sustainability Impact Awards. A lista de vencedores inclui sete parceiros, clientes e fornecedores da empresa, que se destacaram pelo seu trabalho enquanto líderes de sustentabilidade nos seus respetivos mercados.
Estes prémios reconhecem o desempenho excecional em matéria de descarbonização – dentro das próprias operações dos vencedores e/ou ajudando os seus clientes a descarbonizar-se.
Os Sustainability Impact Awards celebram o papel vital desempenhado pelo ecossistema de parceiros da Schneider Electric na promoção de um futuro mais sustentável e electrificado. A lista de vencedores deste ano ilustra a vasta rede de colaboração necessária em iniciativas de sustentabilidade, desde clientes e fornecedores a parceiros de canal.
Os participantes foram avaliados nas suas estratégias para construir um futuro de Eletricidade 4.0, enfatizando a necessidade de mais eletrificação e digitalização para executar as estratégias de descarbonização. As suas candidaturas demonstraram melhorias na eficiência energética, a adoção de tecnologias digitais e outras inovações significativas que contribuem para uma mudança com impacto. Os critérios também destacaram os seus esforços mais amplos para atingirem metas de net-zero através da eletrificação e digitalização das suas operações.
“As conquistas dos vencedores deste ano dos nossos Sustainability Impact Awards demonstram como as soluções elétricas, digitais e de automação se combinam enquanto facilitadores essenciais da transição energética global,” afirmou Frédéric Godemel, Executive Vice President of Energy Management da Schneider Electric. "No entanto, é a colaboração – entre parceiros, clientes e fornecedores – que verdadeiramente desbloqueia o nosso potencial coletivo e acelera uma mudança significativa. Os seus esforços pioneiros na descarbonização, digitalização e eletrificação não estão apenas a moldar um futuro mais sustentável, mas também a inspirar esperança. É com orgulho que celebro o sucesso de empresas tão brilhantes, unidas por um objetivo comum."
Os vencedores globais dos Sustainability Impact Awards 2024
- GetWorks Co., Ltd. – Japão: A GetWorks está a transformar a sustentabilidade dos Data Centers, utilizando fontes de energia renováveis como a neve, a água e o ar exterior para arrefecimento, juntamente com a produção de energia solar e de biomassa. Esta abordagem inovadora permitiu-lhe atingir uma taxa de energia renovável de 100% e reduzir o consumo de energia até 176 MW/edifício por ano. A GetWorks também utiliza o sistema de ar condicionado arrefecido a água da Schneider Electric, o InRow, para aumentar ainda mais a eficiência.
- Magnom Properties – Egito: A Magnon Properties está a redefinir o futuro da arquitetura sustentável com uma visão arrojada para liderar à escala global. Enfrentando os desafios urgentes das alterações climáticas e da redução de carbono, a empresa desenhou a Forbes International Tower, no valor de mil milhões de dólares, para funcionar totalmente fora da rede (off-grid) – tirando partido de um design avançado e eficiente em termos energéticos, de energia fotovoltaica integrada e de energia de hidrogénio. O resultado é um arranha-céus de última geração que reduz drasticamente o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, estabelecendo uma nova referência para o setor imobiliário inteligente em termos climáticos. A Schneider Electric tem sido um facilitador vital da transformação digital do projeto, capacitando-o através de soluções EcoStruxure™ de ponta, bem como de software de construção inteligente, para proporcionar um ambiente construído mais inteligente, mais sustentável e altamente eficiente.
- Capgemini Technology Services – Índia: A Capgemini conseguiu uma impressionante redução de 50% no consumo de energia em todas as suas operações. A empresa também foi bem-sucedida na transição para 100% de eletricidade renovável, e é a primeira empresa de TI na Índia a ser 100% renovável nas suas operações. O Energy Command Center da Capgemini, alimentado pela plataforma EcoStruxure da Schneider Electric, desempenha um papel crucial na otimização da gestão de energia, contribuindo para uma redução de 29% no consumo desta.
- Toyota Argentina S.A. – Argentina: A Toyota Argentina está a impulsionar a sustentabilidade através do seu abrangente ‘Programa de Redução de Emissões de CO2’, tendo alcançado uma redução de 57% nas emissões de CO2 entre 2019 e 2023. A empresa também depende inteiramente de eletricidade renovável, comprando 83 GWh/ano de fontes eólicas e solares. Ao nível da fábrica, utiliza 220 medidores de energia da Schneider Electric para monitorizar o consumo da energia elétrica, melhorando as suas capacidades de gestão da mesma.
- Equinix, Inc. – EUA: A Equinix foi distinguida por ter alcançado 96% de cobertura global de energia renovável, sendo que 250 dos seus 260 Data Centers oferecem 100% de cobertura de energia renovável aos clientes. A Equinix também contribuiu para o desenvolvimento de 1.2GW de novas energias renováveis através de contratos de aquisição de energia (PPAs) e de um investimento de 51 milhões de dólares em eficiência energética em 2024. Também melhorou a sua eficácia média global de utilização de energia (PUE) em 6% em comparação com 2023. A empresa recorre à Schneider Electric para monitorizar a qualidade da energia e utiliza o EcoStruxure Resource Advisor para controlar o consumo de energia.
- Tricolite Electrical Industries Limited – Índia: Sendo um dos 1.000 principais fornecedores da iniciativa Zero Carbon Project da Schneider Electric, a Tricolite reduziu a sua intensidade operacional de emissões de carbono em 51% entre 2019 e 2023, através de tecnologias inteligentes e atualizações sustentáveis. Tirando partido do EcoStruxure Power Monitoring Expert (PME), a empresa otimizou a sua utilização de energia; e melhorou ainda mais a eficiência energética através da instalação de ventiladores de alto volume e baixa velocidade (HVLS), da substituição de todas as ferramentas pneumáticas por ferramentas elétricas e da iluminação 100% LED em todas as instalações. Os painéis solares satisfazem 48% da procura de energia, sublinhando o seu compromisso com a produção de baixo carbono e a responsabilidade ambiental.
- Knorr-Bremse AG – Alemanha: A Knorr-Bremse tem como objetivo atingir emissões net-zero em todos os Alcances até 2050, com objetivos intermédios para reduzir as emissões dos Alcances 1 e 2 em 75% (vs. 2018) e as emissões relevantes de Alcance 3 em 25% (vs. 2021) até 2030. A empresa reduziu significativamente a sua pegada de carbono, entre outras medidas, através da implementação contínua de um rigoroso programa de eficiência energética, promovendo a transição de combustíveis fósseis para energias renováveis e obtendo 99% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis. Está ainda empenhada em descarbonizar a sua cadeia de abastecimento através da aquisição de materiais com baixas emissões e da promoção de melhorias na eficiência energética nos processos de produção dos fornecedores. O seu portefólio de produtos permite um funcionamento eficiente em termos de energia e emissões dos produtos finais durante a fase de utilização. É uma das empresas com desempenho mais consistente no Zero Carbon Project da Schneider Electric.
Os vencedores globais deste ano vão ser reconhecidos como clientes, parceiros e fornecedores preferenciais, vão receber apoio para as suas iniciativas de sustentabilidade, e também materiais de marketing conjunto, para além de um troféu.
|