REDES
5G segue trajetória de crescimento

5G segue trajetória de crescimento

Apesar dos desafios geopolíticos e da desaceleração macroeconómica que se verifica em alguns mercados, os prestadores de serviços de comunicações a nível global continuam a investir no 5G, com o mercado indiano a alcançar cerca de dez milhões de assinaturas no final de 2022

Apesar dos desafios geopolíticos e da desaceleração macroeconómica que se verifica em alguns mercados, os prestadores de serviços de comunicações a nível global continuam a investir no 5G. A conclusão é da edição de junho de 2023 do Ericsson Mobility Report, que nota que, após o lançamento dos serviços 5G em outubro de 2022, o mercado indiano de 5G se encontra numa trajetória de grande evolução quanto ao crescimento da sua rede, fruto da iniciativa Digital India.

As assinaturas 5G na Índia chegaram às cerca de dez milhões no final de 2022. Estima-se que representem à volta de 57% das assinaturas móveis no país até ao final de 2028, tornando-se na região do globo com um crescimento mais célere do 5G.

O mais recente Mobility Report também revela que a evolução do número de assinaturas 5G na América do Norte foi mais forte do que o esperado em previsões anteriores. No final de 2022, a região tinha a maior penetração global de assinaturas 5G, com 41%.

Contudo, as assinaturas 5G encontram-se em crescimento em todas as regiões do mundo. A previsão aponta para que atinjam os 1,5 mil milhões no final de 2023. O tráfego global de dados da rede móvel também evolui favoravelmente, esperando-se que a utilização global média mensal por smartphone ultrapasse os 20 GB até ao final de 2023.

O relatório também mostra um crescimento contínuo da receita nos principais mercados 5G. Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e Head of Networks, Ericsson, afirma que “a adoção global da tecnologia 5G ultrapassou o milhar de milhão de assinaturas, trazendo um crescimento positivo na receita para prestadores de serviços de comunicações nos principais mercados 5G. Vemos uma forte ligação entre o aumento das assinaturas 5G e a receita dos respetivos serviços. Nos últimos dois anos, a introdução de serviços 5G nos vinte principais mercados resultou num aumento de sete por cento nas receitas. Esta tendência mostra o valor crescente do 5G, que beneficia tanto os utilizadores como os prestadores de serviços”.

A uma escala global, cerca de 240 prestadores de serviços de comunicações (CSP) lançaram serviços comerciais 5G, enquanto 35 implementaram ou lançaram 5G standalone (SA). Os serviços 5G mais comuns lançados pelos prestadores de serviços junto dos consumidores são a banda larga móvel melhorada (eMBB), o acesso fixo sem fios (FWA), jogos e alguns serviços baseados em RA/VR, como a formação e educação.

Os dados notam, também, que o 5G continua a impulsionar a inovação em pacotes de serviços móveis. Entre os CSP, é cada vez mais comum oferecer pacotes com vários serviços de entretenimento incluídos, como televisão, streaming de música ou plataformas de jogos em Cloud. Cerca de 58% dos provedores de serviços 5G desenvolvem vários formatos deste serviço.

Mais de cem CSP, que representam cerca de 40% dos provedores de serviços FWA, oferecem atualmente o FWA através do 5G, e está a crescer em termos de número de prestadores de serviços móveis, proporção de CSP com estruturas tarifárias baseadas na velocidade; quantidade de tráfego, à medida que o número de conexões e o volume de tráfego por conexão aumentam. Até 2028, estima-se que o 5G represente quase 80% de todas as conexões FWA.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.