REDES
A Ericsson fortalece o portfólio de RAN na nuvem com o suporte à banda média de 5G

A Ericsson fortalece o portfólio de RAN na nuvem com o suporte à banda média de 5G

A Ericsson alargou a sua oferta de RAN (Rede de Acesso via Rádio) na nuvem, de forma a incluir o suporte às implementações de Massive MIMO e banda média de 5G

A Ericsson alargou a sua oferta de RAN (Rede de Acesso via Rádio) na Nuvem, de forma a incluir o suporte às implementações de Massive MIMO e banda média de 5G. Com o espetro de banda média, as prestadoras de serviços de comunicação podem rentabilizar os respetivos recursos espetrais de 5G para implementar serviços de forma rápida e eficiente, enquanto proporcionam uma experiência com maior resposta aos utilizadores de banda larga móvel.

Estas melhorias recentes no portfólio da Ericsson foram desenvolvidas em estreita colaboração com clientes como a Verizon. Têm em vista permitir que as prestadoras de serviços evoluam sem problemas para tecnologias nativas na nuvem e arquiteturas de rede aberta e que respondam à procura para alcançar mais flexibilidade de implementação. As prestadoras de serviços também poderão aumentar o alcance da RAN na Nuvem da Ericsson, com sete milhões de rádios do Sistema de Rádio da Ericsson preparados para o 5G, que já se encontram em campo a nível global.

Desde a apresentação da RAN na Nuvem da Ericsson no final do ano passado, a Ericsson tem a capacidade de introduzir uma solução de RAN virtualizada em todos os cenários de implementação, o que inclui as áreas existentes: também conhecidas como “implementações mistas”. As implementações mistas permitem que as prestadoras de serviços implementem a RAN na Nuvem nas respetivas redes e tirem proveito de toda a interação entre as duas arquiteturas de rede. Tal é proporcionado pela Ligação na Nuvem da Ericsson, que possibilita tecnologias de rede valiosas, como a Partilha de Espetro da Ericsson, o Amplificador de Uplinke a Agregação de Operadoras para operar entre plataformas.

Fredrik Jejdling, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Redes da Área Comercial da Ericsson, afirma: “Pretendemos desenvolver constantemente as melhores tecnologias, ao trabalharmos em proximidade com os nossos clientes. Continuamos a investir na tecnologia para nos posicionarmos na vanguarda e apresentarmos um portfólio rentável e de elevado desempenho, como foi comprovado pelos nossos últimos lançamentos. Agora, transpomos este elevado desempenho para a RAN na Nuvem. O objetivo é que os nossos clientes possam implementar redes nativas na Nuvem, praticamente em qualquer lugar, em qualquer Nuvem e plataforma de servidor”.

Joe Madden, Analista-Chefe da Mobile Experts, explica: “A estratégia da Ericsson ultrapassa a acumulação de novas tecnologias sobre o acesso de rádio existente. Na verdade, a Ericsson traz possibilidades inovadoras que resultarão em ganhos de desempenho ao combinar a banda média da RAN na Nuvem com sete milhões de rádios do Sistema de Rádio da Ericsson em campo. A utilização coordenada da RAN virtualizada e dos rádios pré-integrados envolve a otimização e a interoperabilidade de gerações, o que deverá reduzir para as operadoras o custo geral ao longo da vida útil”.

Impulsionamento do desempenho da RAN na Nuvem com a Intel

Uma implementação do 5G em banda média de elevado desempenho exige 150 vezes mais potência computacional do que no caso do 4G, em metade do tempo. Com a adição de aceleradores de hardware para fornecer parte desta potência computacional necessária, a infraestrutura na nuvem torna-se uma opção exequível para as implementações de banda média. Para satisfazer os padrões de elevado desempenho no 5G e mais além, a Ericsson e a Intel estão de braço dado a revolucionar o espaço da RAN na Nuvem.

A RAN na Nuvem da Ericsson cria mais possibilidades para as prestadoras de serviços de comunicação e proporciona uma plataforma verdadeiramente agnóstica da nuvem, com o apoio do seu parceiro estratégico de longa data, a Intel. O portfólio aproveitará a computação da Intel em várias gerações de produtos de processadores escaláveis Intel Xeon e a tecnologia de aceleradores para possibilitar soluções de capacidade com densidade elevada. Tal permite que ambas as empresas forneçam o tipo de desempenho verificado nos ambientes de RAN mais exigentes no mundo.

Navin Shenoy, Vice-Presidente Executivo e Diretor-Geral do Grupo de Plataformas de Dados da Intel, refere: “As tecnologias da Intel, como os processadores Xeon, impulsionaram o enorme crescimento da Nuvem e, agora, desempenham um papel essencial na aceleração da RAN. A nossa parceria de longa data com a Ericsson está a entrar numa nova fase entusiasmante, com o objetivo partilhado de proporcionar experiências mais ricas para os utilizadores através do 5G”.

Colaboração com ecossistemas de inovação abertos

A emergência de arquiteturas de computação virtualizadas e distribuídas, em conjunto com a desagregação do hardware e do software, realçou o valor dos ecossistemas de inovação abertos. A RAN na Nuvem da Ericsson foi concebida para ser agnóstica do ponto de vista da nuvem com serviços suplementares de integração da nuvem para facilitar a inclusão da infraestrutura de nuvem preferencial das prestadoras de serviços.

De forma a fornecer esse valor e trabalhar a partir da base estabelecida com a Intel, a Ericsson também está a trabalhar com parceiros do ecossistema, incluindo fornecedores de infraestruturas de TI líderes na indústria, como a Hewlett Packard Enterprise (HPE). Esta colaboração proporciona mais flexibilidade às implementações da RAN na Nuvem, pois os clientes da Ericsson passarão a ter também a possibilidade de selecionarem a computação de ponta otimizada para cargas de trabalho da HPE com base nos servidores ProLiant da HPE e em qualquer plataforma para implementarem as respetivas redes de RAN na Nuvem.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.