REDES
Como potenciar eficazmente a IoT

Opinião

Como potenciar eficazmente a IoT

A transformação digital não só implica mudanças que afetam uma grande variedade de stakeholders, mas requer também a colaboração entre um grande número de profissionais e empresas. Apesar disto, as relações humanas raramente são consideradas na sua abordagem.

Têm existido muitas discussões em torno da convergência da Tecnologia da Informação (IT) e da Tecnologia Operacional (OT) e como a Internet das Coisas (IoT) irá remodelar o mundo: os processos industriais estão cada vez mais automatizados e digitalizados, enquanto as redes elétricas se estão a descentralizar. A segurança parece não estar em concordância com a nossa necessidade de controlo e inteligência remotos, enquanto a eficiência se mantém uma prioridade.

A tecnologia que sustenta esta convergência está disponível e existem inúmeras histórias de sucesso de empresas que a canalizaram para melhorar o seu resultado final. No entanto, não é dada a importância necessária às relações humanas necessárias para implementar, com êxito, mudanças que abrangem departamentos organizacionais, geografias diferentes e que acabam por afetar vários grupos de stakeholders. O desenvolvimento de soluções eficientes, que muitas vezes combinam novas tecnologias com infraestrutura herdada, exige que pessoas altamente qualificadas trabalhem dentro de uma rede de empresas de integração que demonstraram o seu conhecimento individual numa área particular de uma instalação conectada.

As instalações industriais representam uma enorme oportunidade para envolver esse elemento humano da convergência entre IT e OT. Os motores elétricos, por exemplo, representam agora cerca de metade de toda a eletricidade consumida na indústria, estando cada vez mais dependentes do controlo automatizado. Isto significa que para além de uma rede inteligente de controlo que oferece eficiência operacional, a rede inteligente de distribuição de energia deve estar conectada para cumprir a promessa de eficiência energética e de custo, juntamente com o tempo de atividade geral da fábrica. Os gerentes da fábrica devem incluir os parceiros chave em quem possam confiar para integrar eficazmente os seus sistemas e desenvolver soluções que abranjam as camadas operacionais em toda a sua infraestrutura.

A importância de desenvolver uma forte parceria para ajudar a impulsionar a IoT

As empresas de integração que desenvolveram historicamente a sua especialidade de nicho num mercado particular ou área de foco devem agora desenvolver novas competências dentro das suas fileiras ou desenvolver parcerias próprias. Por exemplo, o fornecedor de tecnologia Schneider Electric tem uma longa história de parceira com integradores de sistemas. No entanto, mais do que nunca, é a perceção da necessidade de integração destes integradores uns com os outros - para que possam desenvolver as relações que necessitam, quer seja através da cidade ou em torno do mundo – que vai ganhando cada vez mais importância.

A Schneider Electric consegue isso através do seu programa de parceiros EcoXpertTM reconhecido em todo o mundo. O programa é composto por fornecedores de tecnologia altamente respeitados, treinados e certificados pelos especialistas da Schneider Electric em áreas de competência como a automação de edifícios, gestão de energia, conetividade de dados e soluções de controlo de luz e ambiente. Este programa global permitiu aos clientes EcoXperts – em todo o mundo – otimizar as suas operações, incluindo a convergência entre IT e OT e incorporar eficazmente a IoT.

Embora os analistas da indústria discutam os números, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE) defende que os dispositivos conectados de 20B e 50B vão aparecer no nosso mundo por volta de 2020. É, sem dúvida, uma projeção interessante sobre a forma como a digitalização irá conduzir o nosso futuro.

Embora a tecnologia por si só não resolva os desafios ou aproveite as oportunidades introduzidos pela IoT, a verdade é que uma forte rede de empresas a trabalhar em conjunto, no sentido de desenvolverem soluções, irá introduzir um nível conhecimento único acerca dos sistemas que irão interagir no mundo conectado de amanhã.

Fernando Ferreira
Ecobuildings Manager da Schneider

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.