REDES
Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano

Conectividade privada no edge deverá crescer mais de 50% por ano

Um estudo da Equinix mostra como é que as empresas estão a tirar partido da interconexão para competirem na economia digital à medida que a explosão de dados atinge número cada vez maiores

O mais recente Global Interconnection Index (GXI), um estudo publicado anualmente pela Equinix, prevê que a conectividade privada no digital edge deverá crescer 51% ao ano, atingindo uma capacidade total de largura de banda acima dos 13.300 Tbps, o equivalente a 53 zettabytes de dados por ano. Isto representa uma largura de banda suficiente para que toda a população mundial descarregasse, em simultâneo, uma temporada completa de ‘Game of Thrones’, em resolução ultra HD, em menos de um dia.

O estudo GXI também constata que a largura de banda de interconexão é uma componente essencial dos negócios digitais; para competirem na economia digital, as empresas devem ser capazes de lidar com volumes e velocidades crescentes de dados, através de um número cada vez maior de clouds e ecossistemas de negócios.

“As pessoas, o software e as máquinas estão a gerar e a consumir dados cada vez mais rapidamente, em todos os locais onde trabalhamos, nos divertimos e moramos”, afirmou Rick Villars, Research Vice President, Datacenter & Cloud, IDC. “O aumento significativo dos dados criados, agregados e analisados ​​nesses locais está a contribuir para uma grande mudança na forma como são implementados os data centers corporativos. As empresas precisam de ter acesso a instalações robustas e modernas, perto dos locais onde têm de implementar uma infraestrutura dedicada e promover a interligação com um crescente número de clouds, clientes e parceiros, que estão no centro do processo de transformação digital”.

O GXI Vol. 3 fornece diversos insights, ao seguir, medir e prever o crescimento da largura de banda de interconexão – ou seja, a capacidade total provisionada para o intercâmbio de dados de forma privada e direta entre um conjunto diversificado de parceiros e fornecedores, em data centers neutros.

A capacidade de intercâmbio de grandes volumes de dados por meio de interconexão é essencial para se poder competir na economia digital. Segundo o GXI, para que as empresas consigam gerir os crescentes volumes de dados, o consumo de largura de banda de interconexão deverá crescer a uma taxa (CAGR) de 64% ao ano, superando outras soluções de intercâmbio de dados empresariais.

O aumento da distância é o maior obstáculo ao desempenho nos negócios digitais. A implementação de conexões diretas e privadas no digital edge impulsiona o desempenho das aplicações e melhora a experiência do utilizador. De acordo com o GXI, as cargas de trabalho sensíveis à latência exigem hoje tempos de resposta que variam entre <60 e <20 milissegundos, forçando a infraestrutura de TI a aproximar-se dos locais onde está o consumo.

As empresas líderes obtêm vantagens competitivas recorrendo a uma combinação dos principais modelos de interconexão. A interconexão com múltiplos provedores de rede em diversos locais é o caso de uso mais significativo em termos de largura de banda de interconexão e espera-se que este modelo cresça 4x até 2022.

Carlos Paulino, Managing Director da Equinix Portugal, refere que “a interconexão é fundamental para os negócios digitais dos nossos dias, permitindo a interligação, on-demand e em tempo real, entre as empresas e os seus colaboradores, parceiros e clientes. A interconexão está a impulsionar a transformação digital das organizações e a abrir o caminho para as tecnologias emergentes, como o 5G, AI, IoT e Blockchain. O Global Interconnection Index estabeleceu a largura de banda de interconexão como a unidade de medida 'de facto' para o crescimento e integração dos negócios digitais, superando todas as outras formas de comunicação empresarial”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.