REDES
NEC e Bristol cooperam na criação da primeira cidade aberta e programável do mundo

NEC e Bristol cooperam na criação da primeira cidade aberta e programável do mundo

A japonesa NEC Corporation anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com vista ao estabelecimento de uma parceria com a “Bristol is Open”. Esta joint venture entre o município de Bristol (Inglaterra, Reino Unido) e a Bristol University tem como objetivo converter a referida cidade britânica na primeira aberta e programável a nível mundial – suportando e disponibilizando uma série de serviços inovadores para cidadão, empresas, e estabelecimentos de ensino

A multinacional sedeada em Tóquio trabalha já com Bristol na virtualização e na convergência de uma nova rede óptica e wireless de alta capacidade com capacidade para responder de uma forma extremamente eficiente a uma extensa gama de necessidades dos consumidores. As cidades inteligentes do futuro precisarão provavelmente de integrar ligações de muito baixa latência para automóveis de condução autónoma, ligações de kilobits por segundo para sensores M2M que monitorizem a saúde dos cidadãos com doenças crónicas, ligações de centenas de megabits por segundo para emissões de TV em UHD (Ultra High Definition), e ligações de terabits por segundo para transferências de dados de programas colaborativos de I&D entre universidades em diferentes pontos do globo.

Os novos serviços e aplicações serão testados na plataforma de rede da “Bristol Is Open” como instâncias virtuais em grupos de servidores, eliminando os bloqueios e congestionamentos que frequentemente ocorrem nas redes de comunicação de dados. Bristol será capaz de criar sequências de serviços dinâmicas que encaminham o tráfego pelo melhor percurso dentro da rede, de acordo com a procura em tempo real e os requisitos específicos de cada serviço da cidade inteligente. Com a possibilidade de facilmente expandir ou hibernar os recursos dos servidores centralizados, Bristol poderá minimizar os custos e o consumo energético, ao mesmo tempo que otimiza a resiliência do sistema.

O diretor executivo da joint venture, Paul Wilson, disse que “com a ajuda da NEC, vamos começar a tornar realidade a nossa arrojada visão de criar a primeira cidade aberta e programável do mundo” – acrescentando que “as tecnologias de topo da NEC, complementadas com a sua experiência e competência ao nível de engenharia, vão ajudar-nos a criar um ecossistema colaborativo composto por empresas tecnológicas de todo o mundo, startups e organizações locais, que usem a rede de Bristol como um laboratório à escala de uma cidade”. De acordo com aquele responsável a cidade de Bristol já disponibilizou perto de 200 bancos de dados relativos a fluxos de tráfego, à utilização energética, à criminalidade, e a tendências em termos de saúde, para dar início à criação de novos e inovadores serviços na cidade”.

O diretor da NEC Corporation para a área de Strategy & Solutions da NEC, Dejan Bojic, explicou por sua vez que o projeto utiliza as mais recentes tecnologias de rede baseadas em software-defined networking (SDN) da companhia – que vão interagir com a plataforma SDN da “Bristol is Open” criada pela Bristol University de modo a obter “uma rede aberta, dinâmica e virtualizada, com capacidade para encaminhar cada tipo de tráfego sobre múltiplas redes Wi-Fi, LTE, de ondas milimétricas e canais óticos, de acordo com a sua procura em tempo-real e com a sua prioridade, definida em termos de Qualidade de Serviço”.

Bristol é a oitava cidade com mais habitantes do Reino Unido e a segunda maior no sul do país, logo depois de Londres. Funciona como um centro criativo, que integra empresas de produção televisiva, como a unidade de história natural da BBC e empresas de animação como a Aardman, bem como o maior número de funcionários na área de tecnologia digital do Reino Unido, para além de Londres. A cidade alberga ainda um espaço aéreo considerável, assim como industrias nas áreas da defesa, tecnologia de baixas emissões de carbono, serviços financeiros, microeletrónica e design de silício e um porto de mercadorias. Bristol foi eleita a European Green Capital de 2015 e acolhe o movimento Playable Cities.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.