REDES
NEC membro de novo grupo para definição de padrões abertos

NEC membro de novo grupo para definição de padrões abertos

Criado pelo European Telecommunications Standards Institute, o grupo especificará padrões de comunicação abertos para aplicações IoT, permitindo-lhes operar com base em informação de contexto proveniente de diferentes fontes.

A NEC Corporation anunciou que a NEC Laboratories Europe é um dos cinco membros do European Telecommunications Standards Institute (ETSI) que iniciou um novo Grupo de Especificação industrial sobre Gestão de Informação de Contexto (ISG CIM), em conjunto com a organização Open & Agile Smart Cities (OASC).

O ISG CIM especificará padrões abertos para a camada de gestão de informações de contexto, que será executada sobre plataformas IoT, permitindo a implementação de aplicações inteligentes com capacidade de responder de acordo com as variações de contexto. Esta camada de gestão de informações de contexto acede e atualiza informações provenientes de diferentes fontes (redes IoT e sistemas de informação), que compreendem a semântica da informação, incluindo a fonte dos dados, o seu tempo de validade, a sua propriedade e muitos mais. Isto aumentará drasticamente a interoperabilidade das aplicações, ajudando as cidades inteligentes a integrar os serviços existentes e permitindo a implementação de novos serviços de terceiros.

As cidades têm vindo a trabalhar para utilizar serviços digitais para promover a qualidade de vida dos seus habitantes, a eficiência das suas operações, o crescimento das suas economias e o aumento da sua sustentabilidade. Atualmente, os sistemas de telecomunicações, as bases de dados de infraestruturas urbanas, os sistemas de gestão de tráfego automóvel e as novas soluções de Internet das Coisas (IoT), todas têm as suas próprias especificações, e as cidades inteligente são por isso travadas pela falta de interoperabilidade na troca de informação entre estas diferentes plataformas – questões que o novo ISG CIM pretende superar.

O foco do grupo será a colaboração com outras atividades de estandardização em áreas afins, incluindo o ETSI TC SmartM2M e o ETSI PP oneM2M. Grupos como o EIP-SCC, W3C ou ITU-T, e plataformas de software open source IoT como FIWARE e OM2M, serão seguidas de perto. O objetivo é interoperar e reutilizar o trabalho existente tanto quanto possível. O trabalho do ISG CIM visa alinhar-se com as políticas de normalização da UE para o mercado único digital. 

Os cinco membros ETSI do novo ISG CIM são a Easy Global Market, a imec, a NEC, a Orange e a Telefonica. Para além do foco inicial nas cidades inteligentes, a abordagem será transmissível a outras aplicações, como por exemplo, a agricultura e a indústria inteligentes.

Organizações de todas as áreas serão bem-vindas à iniciativa ISG CIM: membros ETSI e não-ETSI, incluindo organizações de pesquisa, empresas de desenvolvimento de software e integradores de sistemas, PMEs, parceiros industriais, grupos de cidades e outras partes interessadas.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.