REDES
Schneider apresenta plataforma para Smart Buildings

Schneider apresenta plataforma para Smart Buildings

A solução EcoStruxure Building, plataforma aberta de IoT para edifícios inteligentes, permite aumentar a eficiência até 30%, tornando os ambientes interiores mais inteligentes, seguros e confortáveis

A Schneider Electric anuncia a solução EcoStruxure Building, uma plataforma aberta e colaborativa da IoT (Internet of Things) para edifícios inteligentes, que disponibiliza um valor acrescentado em todo o ecossistema do edifício. Ao utilizar as mais recentes soluções e tecnologias digitais, o EcoStruxure Building foi especificamente criado para ir ao encontro das necessidades de proprietários, promotores imobiliários, integradores de sistemas, gestores e ocupantes dos edifícios.

O EcoStruxure Building é a mais recente novidade EcoStruxure da Schneider Electric, com uma arquitetura aberta, plug-and-play e habilitada para IoT, que disponibiliza soluções end-to-end em seis áreas de especialização – Energia, TI, Edifícios, Máquinas, Fábricas e Redes Eléctricas – para quatro mercados finais – Edifícios, Centros de Dados, Indústrias e Infraestruturas. A plataforma EcoStruxure está a impulsionar a nível global a transformação digital para os clientes da Schneider Electric, ao permitir-lhes ser competitivos na atual economia digital. Fruto de uma arquitetura aberta, programadores, parceiros e clientes podem interagir e partilhar dados de forma segura, via Software development kit SDK e Application Programming Interface API.

Até 2020, cerca de 30% dos dispositivos no interior dos edifícios vão estar ligados à Internet, o que possibilitará um conjunto de vantagens significativas para proveitos em eficiência. Como solução ágil e inovadora, que combina software de gestão de edifícios com hardware, a solução EcoStruxure Building permite aos utilizadores obter informações valiosas a partir dos dados do edifício, para assim tornar os ambientes interiores mais inteligentes, seguros e confortáveis – até 30% mais eficientes. Com ligações que vão desde sensores a serviços, esta solução abrangente integra sistemas essenciais, como energia, sistemas de AVAC, iluminação, proteção contra incêndios, segurança e gestão de local de trabalho, tudo para potenciar as novas oportunidades que surgem com a IoT.

“Os clientes têm a grande oportunidade de melhorar a eficiência e produtividade dos seus edifícios, bem como o conforto dos ocupantes, graças à solução EcoStruxure Building”, refere Philippe Delorme, membro do comité executivo e EVP, Building & IT Business da Schneider Electric. “A proliferação de sistemas e dispositivos conectados e inteligentes gera uma enorme quantidade de dados que os nossos clientes e parceiros podem agora tirar partido, o que torna a gestão de edifícios muito mais fácil”.

 O EcoStruxure Building foi criado para ir ao encontro das necessidades únicas das empresas, com opções para implementar na cloud ou localmente, e capacidade para ser instalado em médias e grandes empresas que possuam diversos imóveis. Adicionalmente, o EcoStruxure Building é sustentado por uma estrutura avançada de cibersegurança e suporta protocolos abertos IP, com padrões para facilitar a troca de dados e informação em total segurança, entre sistemas críticos da Schneider Electric e fornecedores externos.

À medida que a população mundial continua a crescer a um ritmo acelerado, o parque imobiliário global vai aumentar 13% até 2024[ii]. A próxima geração de edifícios vai ser ainda mais elétrica, pelo que vai precisar de operar de forma mais inteligente e eficaz para lidar com a crescente procura. O EcoStruxure Building melhora o custo geral de propriedade, com acesso fácil a informação e relatórios através de um portefólio inteligente e abrangente para edifícios que inclui:

 

  • EcoStruxure Building Operation: software de gestão de edifícios que integra dados de sistema e aplicação para tornar as operações mais fáceis de monitorizar, gerir e otimizar.
  • EcoStruxure Building Operation – Energy Expert: módulo elétrico de gestão de edifícios que monitoriza o consumo energético, distribui custos e conserva energia.
  • EcoStruxure Security Expert: solução de segurança que promove a eficiência ao criar ambientes empresariais seguros que unificam o controlo de acesso e deteção de intrusos.
  • EcoStruxure Fire Expert: solução contra incêndios que poupa tempo ao disponibilizar o acesso imediato a dados do sistema de incêndios na cloud.
  • EcoStruxure Building Advisor: monitoriza de forma contínua o desempenho do edifício, elabora diagnósticos pró-ativos de problemas e disponibiliza informação aplicável que ajuda a melhorar o conforto dos ocupantes, ao mesmo tempo que reduz os custos energéticos e de manutenção até 30%.  
  • EcoStruxure Workplace Advisor: otimiza o uso no local ao entender melhor a utilização de espaço e pela tomada de decisões baseadas em dados que maximizam o valor imobiliário e melhoram a experiência dos colaboradores.
  • EcoStruxure Apps Studio: plataforma de desenvolvimento para a criação de aplicações móveis seguras que garantam o conforto ao disponibilizar aos ocupantes um acesso fácil e controlo de temperatura, iluminação e outras comodidades.

 

“As organizações atuais precisam de acesso em tempo real a informações práticas para poderem tomar decisões mais inteligentes sobre como os edifícios são geridos para criar ambientes de trabalho mais produtivos, ágeis e colaborativos”, afirma Delorme. “O EcoStruxure Building disponibiliza aos clientes o acesso fácil a um portefólio abrangente de ofertas para edifícios que potenciam resultados mensuráveis e com impactos necessários para ter sucesso no mundo atual, sempre ligado e agitado”.

A Boston Scientific, empresa global de desenvolvimento e produção de dispositivos médicos, utiliza a solução EcoStruxure Building Advisor para identificar, rapidamente, e solucionar problemas operacionais, para além de implementar eficazmente soluções de eficiência energética e medidas de sustentabilidade. Faculta informação crítica a partir de mais de 1000 equipamentos, para identificar e estabelecer prioridades em termos de manutenção e ações de poupança de energia. Ao ter uma abordagem mais informada em relação à tomada de decisões, a Boston Scientific reduziu até 40% os custos evitáveis relacionados com falhas, o que inclui uma redução de 51% quanto a falhas relacionadas com energia, bem como uma redução de 49% nas falhas que causavam condições inadequadas de operação.

Entre os clientes que beneficiaram da solução EcoStruxure Building inclui-se o The Edge – o edifício de escritórios mais sustentável do mundo – bem como o Hospital Moorfields Eye, em Londres.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.