MOB
Comissão Europeia aprova projeto pioneiro de gestão de tráfego aéreo

Comissão Europeia aprova projeto pioneiro de gestão de tráfego aéreo

A proposta da Startical, empresa criada pela Indra e a ENAIRE, para lançar uma constelação de pequenos satélites que visam melhorar a gestão do tráfego aéreo recebeu o apoio da Comissão Europeia

A proposta da Startical, empresa criada pela Indra e a ENAIRE, para lançar uma constelação de pequenos satélites que visam melhorar a gestão do tráfego aéreo (ATM) recebeu um apoio significativo da Comissão Europeia, que irá apoiar o desenvolvimento de um demonstrador chave para acelerar a implementação da solução. 

A Agência Europeia Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA), através do fundo Europeu Connecting Europe Facility (CEF) contribuirá com cerca de 15 milhões de euros para o projeto ECHOES, liderado pela Startical, a ENAIRE e a Indra, com o objetivo de validar e quantificar as vantagens, fiabilidade e disponibilidade com que esta infraestrutura espacial irá revolucionar o sector da navegação aérea, tornando-o muito mais sustentável e aproximando-o do objetivo de descarbonização, fixado para 2050.

A proposta obteve esta percentagem de financiamento no concurso para projetos de Transporte Inteligente lançado por esta agência europeia, graças à sua excelente avaliação, tendo obtido algumas das mais altas pontuações possíveis nos diferentes critérios de avaliação, e onde se reconheceu a sua solvência técnica, o seu carácter inovador e o enorme impacto da iniciativa assim como da sua capacidade disruptiva.

O importante apoio dado pela UE ao projeto ECHOES através deste concurso, para além de dar continuidade aos investimentos nesta tecnologia no âmbito do SESAR 3 Joint Undertaking (SESAR 3 JU) e do seu programa de investigação e desenvolvimento do Céu Digital Europeu, é compatível com os Fundos Next Generation, o que é considerado um sinal de coerência e complementaridade da Comissão e dos Estados-Membros para promover o desenvolvimento de capacidades de grande relevância para as infraestruturas aéreas e para o setor aeroespacial europeu.

Para além de melhorar a capacidade, fluidez, eficiência e respeito pelo meio ambiente do transporte aéreo, esta infraestrutura critica disruptiva de satélites, com uma elevada componente tecnológica e industrial, terá um forte efeito impulsionador que permitirá posicionar a indústria europeia na vanguarda do new space, um segmento de negócio com um elevado potencial de crescimento e que irá impulsionar a competitividade do sector à escala global.

 

 

Tecnologia transformadora e de tração

O diretor geral da Startical, Fernando García, salienta que "o apoio da União Europeia e da CINEA representa um apoio definitivo a uma iniciativa que oferece uma solução pioneira e audaciosa para os desafios com que se depara este setor, para garantir a sua sustentabilidade e crescimento. O forte caracter trator do projeto deve servir de impulso para o desenvolvimento de um sector industrial que, na Europa, tem capacidades muito relevantes, mas que deve avançar para a implementação dos paradigmas do novo Espaço Comercial".

Por sua vez o diretor geral da ENAIRE, Ángel Luis Arias, destaca "a confiança que a UE depositou num projeto que oferece uma oportunidade única de colocar a nossa indústria na vanguarda do novo segmento espacial, que está atualmente em forte expansão".

Já o diretor de Sistemas Integrados e Espaço da Indra, Domingo Castro, sublinha que "a implementação de uma grande constelação de satélites, que será renovada de cinco em cinco anos, garante um fluxo constante de trabalho que poderá dinamizar todo o sector, exigindo também o desenvolvimento de tecnologias completamente novas e avançadas numa base constante".

 

Rotas oceânicas e remotas

No âmbito do projeto ECHOES, serão lançados no espaço dois pequenos satélites que permitirão serviços de comunicações VHF de voz, dados e vigilância ADS-B de forma combinada para satisfazer as necessidades dos controladores de tráfego aéreo e das companhias aéreas.

O objetivo é fornecer um serviço de qualidade em áreas oceânicas, polares e remotas que os radares e sistemas terrestres que existem atualmente não podem cobrir. Isto evita que as aeronaves tenham de aumentar a separação de segurança ao alcançá-los, atrasando e congestionando o tráfego em algumas das rotas mais movimentadas do planeta.

O projeto demonstrará a viabilidade e a capacidade de reduzir o impacto ambiental e a relação custo- benefício que os serviços ATM prestados a partir do Espaço poderiam oferecer, abrindo caminho para que os reguladores e os organismos de normalização definam as regras para a sua implementação e para a otimização das rotas aéreas.

O ECHOES dá continuidade aos investimentos no desenvolvimento destas tecnologias no âmbito do projeto VOICE do SESAR. Ao mesmo tempo, o seu lançamento confirma as elevadas expectativas que os aeroportos, os prestadores de serviços de navegação aérea e as companhias aéreas, bem como a Comissão Europeia, expressaram para o projeto Startical e a sua capacidade transformadora para apoiar o Céu Digital Europeu, durante a última edição do World ATM Congress, que se realizou em Madrid no passado mês de junho.

O consórcio do projeto ECHOES, coordenado pela Startical, é constituído pela ENAIRE, Indra, Mitiga, NAV Portugal e DLR, e conta com a colaboração de um grupo de 21 entidades de todo o continente representando a indústria, o meio académico, fornecedores de serviços de navegação, agências nacionais de segurança e outras instituições, incluindo algumas das entidades reguladoras mais importantes como a EUROCAE ou a EASA e atores muito relevantes do sector como a IATA e a EUROCONTROL. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.