MOB
ISQ integra projeto para a neutralidade carbónica na aviação

ISQ integra projeto para a neutralidade carbónica na aviação

Este ambicioso projeto da União Europeia irá identificar e avaliar o conceito de uma aeronave regional híbrida-elétrica no setor da aviação, de modo a cumprir a exigência de redução de emissão de gases com efeito de estufa em 50%

O projeto HERA - Hybrid-Electric Regional Architecture – em que o ISQ participa, irá identificar e avaliar o conceito de uma aeronave regional híbrida-elétrica e suas principais arquiteturas. Além disso, irá desenvolver as tecnologias necessárias a aplicar nas aeronaves de modo a cumprir a exigência de redução de emissão de gases com efeito de estufa (GEE) em 50%, definida na Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA), para este tipo de aeronave. Trata-se de um ambicioso projeto da União Europeia no setor da aviação em matéria de neutralidade carbónica.

O conceito de aeronave HERA, com capacidade aproximada para 50 a 100 lugares, operará em mobilidade aérea regional e de curto alcance, a distâncias inferiores a 500 km. O objetivo é atingir uma redução de 50% no consumo de combustível (com base na tecnologia), em comparação com as aeronaves de última geração disponíveis em serviço.

“Em curso está o desenvolvimento de processos, ferramentas e modelos de simulação adequados que suportem novas interações, partilha de trabalho na cadeia de valor e interfaces entre sistemas e componentes. Adicionalmente irá desenvolver-se a capacidade de conceber arquiteturas de aeronaves regionais adequadas, com baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2 através de tecnologias disruptivas, prontas para o Enterprise Investment Scheme (EIS) de 2035. Outro resultado do HERA no final do programa (após o desenvolvimento dos conceitos em 2035), será a preparação de uma estratégia para demonstração em terra e em voo”, explica Mário Ribeiro, responsável da área de I&D+i do ISQ.

Coordenado pela empresa italiana Leonardo, o HERA conta com a AIRBUS, DLR, Fraunhoffer, Honeywell, ONERA, Rolls Royce, Siemens, Safran, Thales, entre outros parceiros internacionais num total de 48 reputadas instituições do sector da aviação, incluindo universidades.

Este projeto está integrado no Programa Clean Aviation, no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia.

No fundo, estamos a falar dos novos paradigmas europeus orientados para a neutralidade carbónica até 2050 que têm o Clean Aviation como principal instrumento de inovação para o sector da aviação.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.