SMART CITIES
Projeto Plaça de Barcelona vem a Lisboa

Projeto Plaça de Barcelona vem a Lisboa

A Câmara Municipal de Barcelona chega a Lisboa para estabelecer pontes e sinergias com a capital portuguesa. A autarquia catalã criou a Plaça de Barcelona, uma instalação itinerante com tecnologia imersiva, onde a cidade será apresentada de um ponto de vista diferente.

A Câmara Municipal de Barcelona chega a Lisboa para estabelecer pontes e sinergias com a capital portuguesa. A autarquia catalã criou a Plaça de Barcelona, uma instalação itinerante com tecnologia imersiva, onde a cidade será apresentada de um ponto de vista diferente. O espaço acolherá também atividades sobre start-ups, videogaming, indústrias criativas, Green Deal e gastronomia, a partir de sexta-feira, 31 de março e ao longo de todo o fim-de-semana. A Plaça de Barcelona é de entrada gratuita e estará integrada na programação de inovação do Sònar Lisboa, um festival de música, criatividade e tecnologia de origem catalã e que este ano celebra o seu trigésimo aniversário.

O projeto Plaça de Barcelona foi criado pela Câmara Municipal de Barcelona com o objetivo de dar a conhecer a projeção internacional da capital catalã, promover o talento digital e a nova economia, e escolheu a capital portuguesa para a sua estreia internacional. A instalação ficará situada no Parque Eduardo VII, junto à Praça Marquês de Pombal, e será um ponto de ligação entre Lisboa e Barcelona.

Oferecerá uma experiência imersiva aos seus visitantes, combinada com a realidade virtual, assim como diferentes atividades, conferências e mesas redondas que reunirão instituições e empresas dos sectores tecnológicos de ambas as cidades. O objetivo é partilhar ideias, trocar opiniões e detetar oportunidades de negócios e desafios. O foco será o dinamismo da economia impulsionado pelas empresas tecnológicas em Barcelona e Lisboa.

“O facto de Lisboa ser a nossa primeira paragem internacional não é uma mera coincidência. É notável, no decorrer dos últimos anos, um claro compromisso de Portugal em atrair talento, start-ups e empresas internacionais. Lisboa está no centro deste dinamismo, impulsionando a inovação e encontrando o seu nicho, tornando-se uma referência no setor da tecnologia. Neste sentido, o potencial da colaboração entre Barcelona e Lisboa é claro e estamos convencidos de que esta ação será muito enriquecedora”, refere Pau Solanilla, Comissário para a Promoção da Cidade de Barcelona.

 

Uma Plaça de Barcelona em Lisboa para atrair o talento, as empresas e os negócios

A Plaça de Barcelona será inaugurada no dia 31 de março, às 12h, por Félix Ortega, Diretor-Geral de Barcelona Activa, a agência de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona, e por Margarida Figueiredo, Diretora de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

Seguidamente, realizar-se-á a primeira atividade da iniciativa, que terá como foco principal os ecossistemas digitais de Barcelona e Lisboa como agentes de mudança para o desenvolvimento socioeconómico das cidades. Esta palestra contará com representantes das áreas tecnológicas e empresariais de ambas as cidades, nomeadamente a Barcelona Activa, Startup Lisboa e Tech Barcelona.

Uma conversa entre duas referências do setor do Videogaming, Frédo Sanz (COO at Univrse, sediada em Barcelona) e Joana Franco (CEO and Art Director at Stories Studio - sediada em Lisboa) irá refletir sobre o impacto desta indústria, que está a evoluir meteoricamente e que se tornou o elo de ligação entre as indústrias criativas e o setor digital.

Também as indústrias criativas terão um papel de destaque no programa da Plaça de Barcelona, com uma mesa-redonda onde serão construídas pontes entre Barcelona e Lisboa para detetar sinergias e explicar casos de referência. Participarão nesta atividade representantes do Disseny Hub Barcelona, Trojan Horse was a Unicorn, OFFF Festival e a exposição Digital Impact.

A sustentabilidade e o caminho a seguir com o exemplo do Green Deal de Barcelona será uma das últimas atividades a realizar na Plaça de Barcelona. Uma proposta que reunirá agentes sociais e económicos de diferentes setores para orientar o futuro das cidades, tendo como base a sustentabilidade.

As atividades na Plaça de Barcelona ficarão concluídas com o primeiro Creative City Challenge, que contará com a participação de instituições de ambas as cidades (FBAUP, IADE, ESAD.CR Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa...), e com uma mostra do papel da gastronomia na atração de turistas para Barcelona.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.