EDIFÍCIOS
Luz verde ao LED

Luz verde ao LED

A cidade de Lisboa vai substituir 20.000 lâmpadas incandescentes em 8.500 semáforos da capital por LED, esperando reduzir em 850.000 euros/ano na fatura energética e diminuição dos custos de manutenção.

Os semáforos de LED em Lisboa não são novidade, alguns eixos na Capital já estão equipados com LED, mas agora a E-nova ( Agência Municipal de Energia e Ambiente ) vai mais longe e contrata a instalação de 8.500 semáforos com 20.000 ópticas LED numa empreitada contratada à Soltráfego, enquanto parceiro de negócio e parceiro tecnológico da Galp Energia e Vivapower.

Este projecto adjudicado por concurso público internacional, enquadra-se no programa Eco.AP, sendo o primeiro contrato de performance energética realizado com uma entidade pública em Portugal e apresenta uma estrutura de negócio inovadora e totalmente sustentável para o município: o investimento é totalmente suportado pelo promotor privado, e amortizado pelas economias obtidas através da redução da fatura energética da CML.

Segundo Carlos Oliveira, CEO da Soltráfego “a intervenção em 8.500 semáforos irá permitir ao município de Lisboa uma poupança significativa em energia e a modernização de todo o sistema de iluminação dos semáforos com recurso à tecnologia LED, sem qualquer custo. A mudança vai traduzir-se numa poupança de cerca 95% na fatura energética do município de Lisboa com uma redução de encargos de 850 mil Euros por ano.”

Dotados com tecnologia LED, os semáforos da Soltráfego contribuem para a otimização da eficiência e desempenho energético e para a segurança rodoviária, garantindo maior visibilidade e ausência do “efeito fantasma”. “Tornar as cidades mais sustentáveis, seguras e adaptadas às necessidades de mobilidade da população é simultaneamente o objectivo e o valor que a Soltráfego incorpora nos seus projetos” esclarece Carlos Oliveira.

Em termos de fiabilidade, os módulos LED são considerados a melhor solução a curto e longo prazo, não apenas em termos energéticos mas também com a redução de custos de manutenção. Segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a vida útil de um semáforo LED é de 10 anos, um período de tempo bastante elevado quando comparado com os semáforos com lâmpadas incandescentes que duram em média 6 a 9 meses.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.