EDIFÍCIOS
Smart Office: 7 abordagens à eficiência energética

Smart Office: 7 abordagens à eficiência energética

A sustentabilidade tem cada vez mais importância, e à medida que os edifícios e espaços se tornam mais conetados, é cada vez mais fácil dar resposta à necessidade crescente de maximizar a eficiência energética. No caso dos escritórios, existem formas muito específicas de o conseguir.

A sustentabilidade tem cada vez mais importância, e à medida que os edifícios e espaços se tornam mais conetados, é cada vez mais fácil dar resposta à necessidade crescente de maximizar a eficiência energética. No caso dos escritórios, existem formas muito específicas de o conseguir.

A vasta maioria dos programas e iniciativas de eficiência energética em edifícios resultam na redução de custos – esta é, aliás, o principal fator que leva as empresas a adotá-los. Mas as suas vantagens vão para lá do financeiro: a otimização de sistemas de HVAC permite aos ocupantes um maior nível de conforto e, portanto, de produtividade. Por último, reduzir a pegada de carbono tem definitivas vantagens em termos de marketing e branding.

 

Usar dispositivos IoT para reduzir o consumo energético

As organizações estão a recorrer a dispositivos e sensores dispersos pelas suas instalações para monitorizar e controlar o ambiente e sistemas (como a iluminação, climatização, etc) para otimizar a sua eficiência energética, poupar dinheiro e reduzir a sua pegada de carbono, tudo ao mesmo tempo que aumentam o conforto dos ocupantes.

 

Renovar com a eficiência energética em mente

Mesmo sem recorrer a soluções mais sofisticadas como IoT, grande parte dos custos de energia de um edifício podem ser cortados ao substituir equipamento obsoleto por opções mais modernas e energeticamente eficientes, em particular no que toca a à climatização. O aquecimento, ventilação e ar condicionado são responsáveis por grande parte da pegada de carbono dos edifícios e, portanto, um bom sítio para começar, especialmente com a adição de isolamento térmico ao edifício, permitindo controlar a temperatura mais eficientemente.

 

incorporar energias renováveis

Outra forma das organizações se tornarem energeticamente mais eficientes é integrar fontes renováveis como painéis solares para suplementar o seu fornecimento energético e reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis. Estas são particularmente eficazes quando unidas ao armazenamento de energia integrado com inteligência artificial, de forma a reduzir tanto o consumo energético como o custo do mesmo. Ao armazenar anergia quando o consumo é baixo e o preço é menor para usar quando necessário é possível minimizar os gastos em eletricidade, e armazenar energia durante os picos de produção renovável do próprio edifício quando esta não está a ser utilizada minimiza a dependência da rede elétrica externa.

 

Gerir o espaço de trabalho

Modelos como espaço partilhado e hot-desking permitem maximizar o aproveitamento da área disponível. Isto é possível ao reduzir o espaço necessário por pessoa, eliminando o conceito de pertença de um determinado espaço a determinada pessoa para que todas as estações de trabalho estejam em utilização independentemente dos horários: quando alguém estiver de folga, fora do escritório ou numa reunião prolongada, o seu assento é cedido a outra pessoa, e um novo ser-lhe-á atribuído quando voltar. Isto é conseguido ao combinar sensores (para deteção de ocupação) com integração de sistemas e software de gestão específico, geralmente acedido através de uma aplicação móvel.

 

Optimizar a climatização

Garantir a máxima eficiência dos sistemas de climatização é meio caminha andado para a sustentabilidade e eficiência energética de um edifício ou espaço. Isto pode envolver, por exemplo, minimizar o seu uso ao integrá-los com sensores de ocupação, luminosidade e temperatura e coordená-los com estores automáticos para manter um ambiente confortável de forma o mais eficiente possível. Em edifícios com data centers é possível usar a água usada no arrefecimento de servidores para aquecer o edifício. É também possível aproveitar o excedente de produção de energia renovável para produzir gelo, que será então usado no ar condicionado.

 

Cultura empresarial.

Educar os colaboradores sobre melhores práticas e informá-los sobre iniciativas de sustentabilidade é essencial para que estas sejam eficazes. As pessoas precisam de saber exatamente qual é o seu papel no assunto e a importância do mesmo para seguirem verdadeiramente as diretivas que lhes são impostas. Uma possível forma de envolver toda a gente é criar um sistema de objetivos e recompensas para departamentos que mais reduzam a sua pegada de carbono.

 

Monitorizar o consumo energético

Existem várias empresas que oferecem serviços de monitorização de energia para empresas. A Verdigris, por exemplo, tem uma combinação de software e hardware que identifica e cria uma ‘impressão digital energética’ para cada dispositivo do edifício, e ajuda proprietários e operadores de instalações a identificar e reduzir desperdício de energia. A startup americana GridLion combina hardware, software e consulturia estratégica para ajudar a optimizar a eficiência energética de edifícios comerciais.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.