ENERGIAS
Alliance Healthcare aposta em energia limpa em Portugal

Alliance Healthcare aposta em energia limpa em Portugal

A Alliance Healthcare acaba de instalar, em parceria com a Helexia, duas centrais fotovoltaicas de autoconsumo, nas suas instalações de Alverca e Almancil

Em Alverca, a central tem uma potência instalada de 400kWp, produz anualmente 600 MWh de energia solar para autoconsumo, e vai contribuir para uma operação mais verde a partir da redução de 281 toneladas de CO2 por ano.

Em Almancil, a central fotovoltaica com 41 kWp produz anualmente 70 MWh de energia limpa e evitará as emissões de 33 toneladas de CO2 anualmente. Com a utilização de energia limpa em autoconsumo, a Alliance Healthcare reduz os custos energéticos e contribui para a descarbonização da sua atividade.

Para garantir que a produção de energia é otimizada e os rácios de produção solar são cumpridos, foi celebrado um contrato de monitorização e manutenção, de 10 anos, com a Helexia.

A Alliance Healthcare é o único distribuidor farmacêutico com presença em todo o território nacional, garantindo mais de 2.200 entregas diárias em todo o país e movimentando quase 100 milhões de embalagens ano.

Esta operação de armazenamento, e posterior distribuição, requer muita energia, já que grande parte dos processos são automatizados e o ambiente está climatizado a uma temperatura regular ao longo do ano entre 20°C e 22°C, com uma humidade relativa abaixo dos 60%.

“A aposta no autoconsumo solar com a Helexia foi uma evolução natural. Trabalhamos diariamente para minimizar o nosso impacto no ambiente e, com a utilização de energia renovável, conseguimos reduzir a pegada ecológica e, em paralelo, os custos energéticos.” - Afirma Ana Folgosa, “Diretora de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade” da Alliance Healthcare Portugal.

“Várias empresas, como a Alliance Healthcare, estão já a fazer este roteiro de descarbonização, dando o exemplo de compromisso com a sustentabilidade, mas em simultâneo tornando-se mais competitivas. Os custos da energia neste setor são muito importantes para garantir rentabilidade, portanto poder ter poupanças significativas e previsibilidade nestes custos é crucial para promover a competitividade." - afirma João Guerra, diretor de marketing e comunicação da Helexia Portugal.

 

Descarbonizar o setor farmacêutico

Portugal assumiu o compromisso de transição energética rumo à neutralidade carbónica com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) e o PNEC2030. Com metas ambiciosas, mas viáveis,

procura reduzir as emissões de gases de efeito estufa e consolidar uma economia competitiva, resiliente e de baixo carbono.

Uma dessas metas é atingir 47% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030, aproveitando o alto potencial de energia solar do país, que tem cerca de 300 dias de sol por ano.

O setor farmacêutico, como muitas outras indústrias, tem um papel significativo a desempenhar nestes esforços de descarbonização para combater as alterações climáticas e ajudar a construir uma economia de baixo carbono.

Este setor apresenta várias oportunidades na transição energética: produção de energia limpa para autoconsumo, implementação de medidas de eficiência energética e até mesmo migrar a frota para veículos elétricos, são caminhos que o setor farmacêutico pode percorrer.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.