INOVA
Prémio INOVA+ distingue inovação nacional

Prémio INOVA+ distingue inovação nacional

Inteligência Artificial, Sustentabilidade dos Recursos Naturais e dos Ecossistemas e Soluções Digitais para cidades Resilientes foram as três áreas premiadas na edição deste ano do Prémio INOVA+

José Neves, CEO da Farfetch e presidente da Fundação com o seu nome, e Fernando Lobo Pereira, Prof. Dr. da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foram distinguidos como personalidades do ano no Prémio INOVA+, que visa distinguir a excelência científica e empresarial na inovação nacional. O prémio distinguiu também os investigadores Catarina Moreira, Joana Rosa e João Pereira, bem como as empresas Ethiak, Neutroplast e MyGreenApp, distribuindo um total de 30,000 euros em prémios.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, o Prémio INOVA+ é organizado pela consultora e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a AIP - Associação Industrial Portuguesa.

O prémio instituído pela consultora INOVA+ visa apoiar e incentivar a inovação em Portugal, distinguindo e premiando ideias, soluções e tecnologias de excelência científica, bem como projetos de excelência empresarial, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da Inteligência Artificial, Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e Soluções digitais para cidades resilientes.

O júri reuniu representantes do mundo académico e empresarial, sendo constituído por Eurico Neves, Chairman da INOVA+, Goreti Sales, Professora Associada da FCTUC, Lillian Barros, Investigadora no CIMO-IPB, Gil Gonçalves, Professor da FEUP e Verónica Orvalho, Fundadora e CEO da DIDIMO.

“A inovação em Portugal nunca foi tão dinâmica. Pela primeira a despesa em I&D ultrapassou os 3 mil milhões em 2021 e nunca empresas e instituições tiveram tantos profissionais a trabalhar na inovação- O Prémio Inova+ vem contribuir e incentivar para a inovação em Portugal, pois acreditamos que esta é a grande alavanca para o desenvolvimento do País. A qualidade e o valor dos seis projetos nacionais que distinguimos no Prémio demostram que esse é o caminho a seguir. Nos últimos 25 anos reforçamos a certeza de que a inovação não é um talento, mas antes uma competência determinante para o crescimento saudável de todas as sociedades. Este prémio de inovação integra a nossa visão de um ecossistema de inovação aberto e multipolar, promovendo a cooperação, as parcerias e experiência internacionais e com um enfoque tecnológico. É nesta visão que temos o nosso conhecimento e expertise aplicados, apoiando no acesso a fontes de financiamento, como é o caso de fundos europeus nacionais e transnacionais”, afirma Eurico Neves, Chairman da INOVA+.

 

Inteligência artificial distingue hackers éticos e movimentos oculares

O Prémio INOVA+ de Excelência Científica atribuiu três prémios pecuniários no valor de 5.000 euros enquanto o Prémio INOVA+ de Excelência Empresarial atribuiu três prémios no mesmo valor em serviços de Consultoria em processo de candidatura europeia.

Na categoria Inteligência Artificial, a Ethiak, representada por Jorge Monteiro, foi distinguido com o prémio de Excelência Empresarial pelo projeto Ethically-Driven Security For the Digital Age que pretende oferecer uma solução de cibersegurança autónoma numa abordagem black box, através da utilização de Inteligência Artificial e ethical hackers. O projeto materializa-se na plataforma simbiótica em que hackers éticos testam as vulnerabilidades das soluções auxiliando as organizações a prevenir o cibercrime.

Na mesma categoria, Catarina Moreira foi distinguida com o prémio de Excelência Científica pelo projeto XENIA – eXplainable Enhanced diagNostics Interactively through AI, que investiga como a informação do registo de movimentos oculares pode ser utilizada para ensinar a uma máquina como é que radiologistas analisam e classificam as imagens. O projeto tem como objetivo a criação de arquiteturas de Inteligência Artificial human centric para instruir radiologistas com pouca experiência a analisar imagens de raio-X.

 

Sustentabilidade reconhece recuperação de lixo dos oceanos e aquacultura celular

Na categoria Sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas, a Neutroplast, através de Tânia Simões, foi distinguida com o prémio de Excelência Empresarial pelo projeto SeaRubbish2Cap focado na identificação e recuperação de lixo do leito oceânico sem danos para o ecossistema, tratando estes resíduos por forma a serem incorporados em produtos de valor acrescentado. O projeto prevê a recolha de cinco toneladas de resíduos plásticos na área de Peniche, com a previsão de uma produção superior a 2,5 toneladas de pellets para utilização em embalagens.

Na mesma categoria, Joana Rosa foi distinguida com o prémio de Excelência Científica pelo projeto CELLAQUA – New tools to stimulate cell-based seafood production in Portugal para o desenvolvimento de linhas celulares de peixes para a aquacultura moderna. O foco do projeto envolve espécies de peixe magro com Elevado potencial de marketing e aceitação pelo consumidor e que não são atualmente produzidos em aquacultura de das quais não existem linhas celulares disponíveis.

 

Soluções digitais premeia app de descarbonização e ferramenta de geolocalização RFID

Na categoria Soluções digitais para cidades resilientes, Pedro Teixeira, da MyGreenApp, Lda, foi distinguido com o prémio de Excelência Empresarial pelo projeto MyGreenApp – A holistic digital guide for your decarbonized life, uma app concebida para ajudar pessoas e organizações a reduzir o seu impacto ecológico através de uma ferramenta simples e acessível para monitorizar e compensar a sua pegada carbónica.

Na mesma categoria, João Pereira foi distinguido com o prémio de Excelência Científica pelo projeto SmartRFID – Long-Range Smart RFID Location for Resilient Cities, um inovador sistema de localização RFID de longa distância para localizar pessoas, animais ou produtos em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

 

Distinções especiais para Fundação José Neves e prémio póstumo a Lobo Pereira

A cerimónia de entrega do Prémio INOVA+ teve lugar no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto seguindo-se à conferência “25 anos de Inovação em Portugal”, que debateu o Estado da Nação no que respeita à inovação em Portugal nas últimas duas décadas e meia, bem como os desafios e oportunidades que se apresentam à comunidade de inovação nacional.

O júri do Prémio INOVA+ atribuiu também uma distinção especial de Excelência Empresarial ao empresário José Neves, da Fundação José Neves, pelo notável percurso empresarial e iniciativas promovidas pela Fundação na promoção de competências na área digital, com destaque, para o programa inovador “Income Share Agreement (ISA)” criado para apoiar os portugueses no acesso a cursos e formações que permitam adquirir competências para o futuro, gerando RH mais qualificados e um tecido empresarial nacional mais competitivo.

O júri atribuiu ainda uma distinção especial e póstuma, de Excelência Científica, ao Professor Doutor Fernando Lobo Pereira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela notável carreira de investigação, produção científica, participação em projetos de I&D, nacionais e internacionais, e painéis de avaliação nos domínios de sistemas de controlo, sistemas autónomos, bem como, aplicações de controlo em robótica móvel, potência e sistemas de fabrico.

A cerimónia contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, de Diogo Gomes de Araújo, Diretor de Capacitação do Sistema Nacional de Inovação na ANI, de Joana Resende, Vice-Reitora da Universidade do Porto, e de Eurico Neves, Chairman da INOVA+.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.