INOVA
Bosch e Universidade de Aveiro em parceria para projeto Smart Home

Bosch e Universidade de Aveiro em parceria para projeto Smart Home

A Bosch e a Universidade de Aveiro assinaram passada sexta feira (02/12) o projeto consórcio Smart Green Home para o desenvolvimento de soluções de conetividade e eficiência energética para casas inteligentes. Esta parceria implica um investimento de 19 milhões por parte da Bosch, e a criação de 150 novos postos de trabalho.

Criado no âmbito do Portugal 2020, o projeto terá a duração de quatro anos, e pressupõe a formação de equipas mistas da Bosch e da Universidade de Aveiro, com a criação de 150 novos postos de trabalho, e novas infraestruturas.

Na primeira fase, o investimento será aplicado maioritariamente na reunião de uma força de trabalho—para a qual já foram contratados 40 profissionais por parte da Bosch, e 72 por parte da UA. Numa segunda fase, o foco estará no reforçar de infraestruturas, por ambas as partes, no espaço dedicado ao desenvolvimento de software, ensaio e teste de energias renováveis.

O Smart Green Home tem como objetivo o desenvolvimento de dispositivos eletrónicos para integração em equipamento de climatização que permitam aos consumidores interagir com os mesmos e controlá-los de forma mais eficiente, e centrar-se-á em seis linhas de I&D de produtos e serviços: bombas de calor e sistemas de condicionamento e tratamento de ar; aquecimento por combustão de gás; aquecimento elétrico; tratamento de água; interface e comunicação para equipamentos de conforto; e controlo integrado de sistemas residenciais.

Em declarações à agência Lusa, responsável da Bosch Sérgio Salústio afirma que o objetivo a longo prazo da parceria é aproximar as universidades das empresas de modo mais efetivo, bem como a a criação de equipas de competência, investigadores altamente qualificados e infraestruturas na área de negócios de produtos para casas inteligentes

“Ao estabelecermos esta parceria com a Universidade de Aveiro, estamos a possibilitar o desenvolvimento de tecnologias que marcam o presente e moldam o futuro. Com este projeto, criaremos soluções inovadoras que, não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas inteligentes ainda mais sustentáveis. Tudo isto a partir de Portugal.”

Segundo Salústio, o retorno esperado até ao final do projeto assenta em três vertentes:

  • Um aumento de 30% na faturação deste departamento da Bosch;

  • Um crescimento do número de trabalhadores qualificados, incluindo colaboradores com doutoramento e pós-graduação, na ordem dos 20%;

  • Um aumento no relacionamento com as instituições científicas do país, criando uma rede de colaboração, orientada para o domínio das “smart homes”.


No mesmo dia, a Bosch inaugurou formalmente o novo centro de competências para o desenvolvimento de software e soluções de conectividade mundial, que dará suporte ao projeto—correspondente a um investimento de cinco milhões de euros em infraestrutura e equipamento de laboratório.

O edifício acrescenta mais 1.500 metros quadrados de área laboratorial, para suportar as áreas que vão ter o reforço com o novo centro (energias renováveis, eletrónica e software). Salústio afirma que este novo espaço foi arquitetonicamente concebido para promover um ambiente de colaboração, com ambientes informais que promovem a criatividade, desenhados de acordo com o programa “Inspiring Work Conditions” , promovido a nível global pela Bosch.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.